As melhores dicas para o seu filho escutar melhor na escola

O primeiro dia de aula é emocionante e desafiador, não só para a maioria das crianças, mas também para os pais. Para crianças com deficiência auditiva (e seus pais), começar a estudar em uma escola convencional pode ser o momento tão esperado depois de anos de preparação e antecipação.

O acompanhamento de uma escola convencional não significa o fim do apoio da Cochlear™, mas sim o início da próxima fase para ajudar as crianças a se tornarem comunicadoras e alunos com bom desempenho. 

Pais e professores podem contribuir de muitas maneiras para o sucesso de crianças com perda auditiva em um ambiente escolar tradicional. A preparação dos pais em casa começa um ano inteiro, ou até mais, antes de seus filhos entrarem para a escola. 

Uma vez que a criança começa a ir à escola, o sucesso de sua integração depende, em grande parte, da colaboração efetiva entre pais, fonoaudiólogos, professores, profissionais de reabilitação e outros da área da educação.

Os dispositivos True Wireless™ da Cochlear™, como o Mini Microfone 2+, desempenham um papel cada vez mais importante

O Mini Microfone 2+ é um dispositivo True Wireless da Cochlear™ que seu filho pode carregar para transmitir a fala o som diretamente ao processador.

“É maravilhoso ouvir o professor perfeitamente enquanto ele anda pela sala de aula. É como se ele estivesse do meu lado. Além disso, eu não perco nenhum assunto”, afirma Natalia Buitrago, usuária de um implante coclear bilateral.

Na escola, as crianças com deficiência auditiva devem ser independentes o mais que possível, no manuseio dos seus aparelhos auditivos. Dependendo da idade, elas devem ser capazes de ligar e desligar o dispositivo, trocar as baterias e informar ao professor no caso de algum problema. Além disso, é importante encorajá-las a comunicar suas necessidades verbalmente, já que isso permite que elas alcancem a independência necessária para uma experiência escolar positiva.

Como os pais podem incentivar seus filhos a falar sobre os dispositivos True Wireless com seus colegas?

Conversar com as crianças sobre as vantagens de falar com seus amigos sobre o Mini Microfone 2+ é uma ótima maneira de fazer com que elas se sintam confiantes e seguras de si mesmas. É importante explicar o valor do aparelho e enfatizar os resultados positivos que elas podem ter no dia a dia.

Os pais têm um papel fundamental na perspectiva das crianças em relação aos seus implantes. Com o incentivo para a falar sobre o assunto, elas desenvolverão habilidades de comunicação com os outros e construirão novos vínculos a partir da empatia.

Desde o início, é importante que os pais ensinem os nomes corretos das diferentes partes do implante coclear aos seus filhos. Para que possam cuidar de si mesmas de maneira eficaz, as crianças devem ser capazes de falar para o professor e demais pessoas sobre o implante coclear e o processador de som usando a terminologia correta. No caso de o dispositivo apresentar algum problema, é importante que elas possam pelo menos indicar qual parte não está funcionando bem.

Como os pais podem ter uma boa comunicação com os professores sobre a condição de seus filhos?

Os pais podem incentivar seus filhos a participar de todas as atividades em sala de aula e compartilhar com os professores informações sobre a condição da criança para que eles possam ajudá-la a superar qualquer dificuldade.

É altamente recomendável fazer uma reunião com o professor do seu filho para discutir suas necessidades e compartilhar informações sobre a perda auditiva, dispositivos True Wireless e processadores de som, de forma a capacitar ainda mais a escola e seus profissionais.

Como dar sua opinião como pai se você acha que a criança não entende corretamente?

Se você está preocupado que seu filho talvez não esteja entendendo instruções, é possível conversar com o professor sobre o assunto. Os pais também podem trabalhar com seus filhos na criação de diretrizes visuais para a lição de casa. Os professores também podem deixar as instruções mais claras, evitando se mover muito e falando em um ritmo mais lento.

Que tipo de atividade pode ajudar crianças com perda auditiva a aprender mais rápido?

Crianças com perda auditiva podem aprender de forma mais eficaz enquanto brincam porque não precisam prestar atenção total aos sons que ouvem.

A tecnologia da Cochlear pode ajudar crianças com perda auditiva a fortalecer suas habilidades de linguagem e leitura enquanto realizam outras atividades, como jogar, praticar esportes ou até mesmo se divertir em uma festa de aniversário com amiguinhos.

Compartilhamos algumas dicas que ajudarão a melhorar a experiência de aprendizagem dos seus filhos com o Mini Microfone 2+:

  1. Certifique-se de que a bateria do Mini Microfone 2+ esteja sempre carregada, para que a criança não corra o risco de não poder usá-lo durante a aula.
  2. Ensine o professor a se conectar durante a aula e se desconectar durante o intervalo ou uma conversa em grupo. Isso é importante para que a bateria seja usada de forma adequada e dure o tempo que o aluno estiver na escola.
  3. Peça ao professor para manter o tom de voz habitual enquanto usa o Mini Mic 2+. Como se trata de um microfone que envia a voz diretamente para o processador de som, não é necessário que o professor grite. Graças à sua tecnologia, o microfone capta menos ruídos da sala e faz com que a voz seja ouvida com clareza.
  4. Revise o conteúdo da aula com os professores para saber se haverá alguma exposição audiovisual. Se for o caso, peça que eles coloquem o Mini Mic 2+ próximo da saída de áudio ou conectem diretamente a um aparelho de som, no caso do Mini Mic 2+. Isso se aplica tanto para aulas remotas quanto a vídeos passados em aula presenciais.
  5. Evite obstáculos na sala de aula que possam interferir na comunicação, como  uma parede ou o professor falando em direção ao quadro-negro.
Código: D2049238
 

© Cochlear Limited 2022.

Siga os conselhos do seu profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional da saúde o aconselhará sobre os fatores que poderiam influenciar no resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Para obter informações sobre o produto, comunique-se com seu representante local da Cochlear.

As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é elegível para a tecnologia Cochlear.

Cochlear, Hear now. And Always, Nucleus, e o logotipo elíptico, são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Limited. ACE, Advance Off-Stylet, AOS, AutoNRT, Autosensitivity, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Codacs, Contour, Contour Advance, Custom Sound, ESPrit, Freedom, Hear now And always, Hugfit, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, MET, MicroDrive, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Outcome Focused Fitting, Off-Stylet, Slimline, SmartSound, Softip, SPrint, True Wireless, o logotipo da elipse e Whisper são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Limited. Ardium, Baha, Baha SoftWear, BCDrive, DermaLock, EveryWear, SoundArc, Vistafix e WindShield são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Cochlear Bone Anchored Solutions AB.

O processador de som Nucleus 7 e Kanso 2 da Cochlear é compatível com os dispositivos da Apple e Android. Para obter informações sobre compatibilidade, acesse www.cochlear.com/compatibility.