Alertas que trazem segurança para quem tem perda auditiva

Retirar o processador de som e não conseguir ouvir os sons ao redor pode ser  uma experiência agradável para alguns, mas perturbadora para outros,  principalmente na hora de deitar.  

Depois de retirar o processador de som à noite, você consegue dormir tranquilamente ou fica preocupado com a possibilidade de não ouvir um  alarme de incêndio?  

Para a belga Eline, que tem oito anos e usa dois processadores de som Cochlear™ Nucleus® 7, a preocupação de não conseguir ouvir um alarme de incêndio faz com que ela tenha pesadelos. 

Seu pai Sebastian afirma que o medo da filha de não ouvir um alarme de fumaça enquanto dorme não está ligado a nenhum incidente específico, mas é uma preocupação genuína, já que ela não consegue escutar nada sem o  processador de som. 

“Isso é bem comum entre crianças da mesma idade”, conta ele, acrescentando que adultos mais velhos que vivem sozinhos também costumam ter essa preocupação. 

Mas como os sistemas de alerta funcionam?

Os sistemas de alerta, também chamados de sinalizadores ou dispositivos de  notificação, usam técnicas como luzes que piscam, vibrações, sons de baixa  frequência e sons altos para avisar que algo está acontecendo, seja um bebê chorando, uma torneira aberta ou um incêndio. 

A maioria dos sistemas de alerta funciona enviando sinais a receptores, que  emitem um alerta visual (normalmente uma luz piscando) ou vibratório e  podem ser colocados junto a um pager no bolso ou na roupa. 

Para que você possa relaxar durante a noite, alguns sistemas contam com uma função chamada “bed shaker”, que faz o dispositivo vibrar embaixo do travesseiro no caso de um alarme de fumaça ou incêndio, além de também poderem ser usados como despertador. 

Você pode colocar receptores remotos em diferentes pontos na sua casa para receber um alerta de qualquer cômodo.

Dependendo do sistema, eles podem funcionar com os alarmes e campainhas que você já tem, não sendo necessário, portanto, fiação elétrica adicional. Além disso, à medida que a tecnologia dos smartphones evolui, muitas dessas funções podem ser acessadas através do celular. 

Abaixo alguns exemplos de alertas existentes

Aplicativos de detecção de som para smartphones

Nas versões mais recentes de celulares Android™ e Apple, você pode encontrar alertas disponíveis no menu “Acessibilidade”. 

O Reconhecimento de som do iPhone da Apple pode distinguir entre sons de alarme de incêndio, fumaça e sirenes, além de também oferecer alertas para  situações do dia a dia em casa, como água corrente, eletrodomésticos, vidro quebrando, campainhas, batidas em portas, pessoas gritando ou um bebê  chorando.  

As notificações são exibidas na tela do celular, com uma breve descrição do som detectado. 

Já as Notificações de som do Android funcionam enviando uma notificação push, fazendo a luz da câmera piscar ou o telefone vibrar. 

A funcionalidade pode identificar diferentes sons, entre eles alarmes de fumaça e incêndio, sirenes, sons de bebê, latido de cachorro, aparelhos apitando e água correndo. 

Smartwatches

Os relógios inteligentes podem funcionar em conjunto com o seu telefone, permitindo que você receba alertas mesmo quando o celular estiver distante. Hoje, existem aplicativos de smartwatch, como o SoundWatch, específicos para pessoas com perda auditiva 

Alarmes de fumaça

Os sistemas de alarme de fumaça podem usar a função de luz estroboscópica para que você possa ver e ouvir o alarme, bem como a função de vibração para  uso em roupas ou embaixo do travesseiro à noite. 

Campainha

Ela avisa quando alguém estiver na porta e pode funcionar com ou sem um  sistema de campainha existente. Caso você tenha uma campainha com câmera, poderá ativar as notificações de vibração do celular quando a câmera  detectar movimento ou alguém tocar a campainha. 

Telefone fixo

Você pode usar um sinalizador de alerta visual que pisca uma luz, vibra ou envia um alerta a um pager para avisar que alguém está ligando. Alguns sinalizadores são conectados à linha telefônica e à tomada elétrica, já outros  são fixados na lateral do telefone. 

Alarmes para quando o bebê chorar

Caso você não consiga ouvir a babá eletrônica, pode usar um pager vibratório portátil para avisar quando seu bebê estiver chorando. Alguns dispositivos que monitoram bebês analisam o choro e iluminam uma imagem para indicar que ele pode estar com fome, entediado ou cansado. 

Alerta meteorológico

Em regiões propensas a condições climáticas severas, é possível recorrer a um sistema de alerta meteorológico. iPhones e celulares Android contam com uma variedade de aplicativos do gênero e, dependendo de onde você mora,  também é possível comprar um rádio de alerta de clima que pode vibrar e/ou fazer uma luz piscar para avisar sobre condições preocupantes do tempo. 

Código: D2161402

© Cochlear Limited 2024

Procure orientação do seu médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem  variar, e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado.  Siga sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países.  Entre em contato com o representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto. 

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você  pode utilizar a tecnologia Cochlear. 

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, AutoNRT, Autosensitivity, Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina,  Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear SoftWear, Contour, コントゥア, Contour  Advance, Custom Sound, ESPrit, Freedom, Hear now. And always, Hugfit, Hybrid, Invisible Hearing,  Kanso, MET, MicroDrive, MP3000, myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome 

Focused Fitting, Off-Stylet, Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SPrint, True Wireless, o logotipo  elíptico e Whisper são marcas comerciais ou marcas registradas da Cochlear Limited. Ardium, Baha,  Baha SoftWear, BCDrive, DermaLock, Human Design, Piezo Power, SoundArc, Vistafix e WindShield  são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de empresas Cochlear. 

Android, Google Play e o logotipo do Google Play são marcas registradas da Google LLC. Apple e iPhone são marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros países. App  Store é uma marca de serviço da Apple Inc., registrada nos EUA e em outros países.