Tudo sobre implantes cocleares

hijos-florencia-implantados
agosto 2, 2019

Conheça as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre os implantes cocleares, incluindo a cirurgia, a forma em que se utilizam e a ajuda que podemos prestar sobre a cobertura que você pode ter em cada país da América Latina.

O que é a surdez ou hipoacusia?

A hipoacusia é a diminuição do nível de audição que está abaixo do normal. É um transtorno relativamente comum, que pode começar em qualquer época da vida por diferentes motivos.

O termo surdez faz referência à perda completa da capacidade auditiva em um ou ambos os ouvidos, enquanto que na deficiência da audição, a perda da habilidade de ouvir, pode ser parcial.

O que é um implante coclear?

Um implante coclear é um dispositivo médico eletrônico que substitui a função do ouvido interno com dano. À diferença dos aparelhos auditivos (fones de ouvido), que amplificam o som, um implante coclear ultrapassa as estruturas sensoriais do ouvido interno com dano ou faltantes para estimular diretamente o nervo auditivo com um equivalente elétrico do sinal sonoro.

Pode-se ter implantes em ambos os ouvidos quando se tem problemas de audição nos dois ouvidos (bilateral) ou em somente um ouvido (unilateral).

Este sistema de alta tecnologia está composto por:

Um componente interno que se implanta atrás da orelha, debaixo da pele, no crâneo através de cirurgia: implante coclear.

Um componente externo que se põe atrás da orelha: processador de som.

Quem pode ser ajudado por um implante coclear?

Os implantes cocleares podem ajudar pessoas que:

Tenham hipoacusia de severa a profunda em ambos os ouvidos e que:

  • Obtenham pouco ou nenhum benefício das próteses auditivas.
  • Obtenham uma pontuação de 50% ou inferior nos testes de reconhecimento de frases, realizadas por profissionais da audição, no ouvido a ser implantado.
  • Obtenham uma pontuação de 60% ou inferior nos testes de reconhecimento de frases, realizadas por profissionais da audição, no ouvido não implantado ou em ambos os ouvidos com próteses auditivas.

    Muitas pessoas têm implantes cocleares em ambos os ouvidos (bilaterais). Ouvir com ambos os ouvidos pode melhorar a sua capacidade de identificar a direção da qual o som provém e melhor discriminação da fala em lugares barulhentos.

Para saber tudo sobre a hipoacusia, clique aqui.

Um implante coclear restabelecerá a audição normal nas pessoas surdas?

Quando uma pessoa é diagnosticada com hipoacusia neurosensorial de severa a profunda, o implante coclear é a solução para substituir essa parte do ouvido que está com o dano. O implante não restabelece a audição normal, mas permite à pessoa, com a adequada reabilitação, ouvir e discriminar sons, sempre que o processador estiver ligado.

É importante esclarecer que há a necessidade de ajustes na programação do processador de som durante toda a vida, tanto nas crianças como nos adultos.

Os implantes cocleares são dispositivos experimentais ou novos?

Não são nem experimentais e nem novos.

Os implantes cocleares são utilizados desde a década de 1970 e o primeiro dispositivo comercial foi lançado em 1983.

Atualmente muitos dispositivos estão aprovados pela Administração Federal de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) para uso em crianças e adultos.

Existem riscos na cirurgia do implante coclear?

O risco é inerente a qualquer cirurgia que requeira anestesia geral. No entanto, os riscos cirúrgicos para a implantação coclear são mínimos.

Somente alguns países da América Latina exigem que a pessoa fique pelo menos um dia em observação.

Quanto custa uma cirurgia de implante coclear?

Os custos de uma cirurgia de implante coclear variam dependendo do país no qual você se encontrar. Por isso você deve procurar o distribuidor autorizado para se informar dos custos na sua região.

Os implantes cocleares geralmente estão cobertos pelo seguro do sistema de saúde?

Igualmente, a cobertura deste tipo de implantes depende das especificações do sistema sanitário e plano de saúde de cada país. Pedimos que obtenha a informação através dos escritórios do distribuidor autorizado de cada país.

Lá oferecerão uma informação mais atualizada sobre o processo para que saiba como os custos dos implantes podem ser cobertos no seu país.

Necessitarei de mais cirurgias à medida que novas tecnologias estiverem disponíveis?

A unidade implantada está desenhada para durar toda a vida. O processador de som usado externamente, que é o responsável por converter o som e enviar a informação para a unidade interna, pode ser trocado sem a necessidade de se fazer outra cirurgia adicional.

Como foi explicado anteriormente, no funcionamento do implante coclear, o componente interno em geral não tem que ser substituído, exceto em alguns casos particulares.

No entanto, o componente externo pode ser substituído por novas tecnologias.

Devo esperar uma nova tecnologia de implante coclear para atualizá-lo? 

Se o usuário quiser. Não tem que fazê-lo. A vida útil do componente externo é de cinco anos. O componente interno nunca necessitará de atualização. 

Os usuários de implantes podem identificar os barulhos ambientais e a fala? 

Sim, com o adequado processo de reabilitação. Todas as pessoas necessitam fazer uma terapia auditiva verbal para aprender a discernir esses sons. 

Os implantes cocleares proporcionam uma ampla gama de informação de som. O rendimento nos testes de percepção da fala varia entre indivíduos. Com tempo e treinamento, a maioria dos pacientes entende mais a fala do que com os aparelhos auditivos, podem falar por telefone e desfrutar a música. 

Os usuários de implantes podem nadar, tomar banho ou participar de esportes? 

Sim. Os processadores de som requerem um acessório adicional (Aqua+) para realizar atividades aquáticas. 

As pessoas com implantes podem realizar atividades esportivas com o adequado cuidado e o uso de acessórios de retenção. 

É necessário fazer manutenções? 

Sim. Como todo dispositivo, vai requerer alguma manutenção, mesmo com a vida útil do processador que é de 5 anos. Isto não quer dizer que, durante este tempo, não deva passar por processos de manutenção. 

Para saber mais você deve consultar o distribuidor do seu país. 

Quem deve pagar por essas manutenções? 

É importante falar com o distribuidor, ou escritórios da Cochlear. 

A Cochlear conta com planos especiais de manutenção que o usuário pode pagar em um período de seis a doze meses.

Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países, portanto, alguns dos produtos aqui mostrados podem não estar disponíveis na sua região. Por favor, entre em contato com seu representante local da CochlearTM.