Como mencionado anteriormente, a perda auditiva bilateral acontece quando ambos os ouvidos são acometidos. Pode acontecer ao mesmo tempo em ambos os ouvidos ou em momentos diferentes: primeiro perde-se a audição em um e, depois, no outro.
A perda auditiva bilateral pode ser congênita ou adquirida com o tempo, ou seja, pode estar presente desde o nascimento ou perder a audição por causa de uma doença (como a meningite) pelo uso de medicamentos ototóxicos ou pela idade e o envelhecimento (presbiacusia).
Então, é possível que a perda auditiva bilateral seja pré-lingual que é quando acomete a pessoa antes de que aprenda a falar ou também pode ser pós-lingual, que é quando a pessoa já escutou em algum momento e já tinha aprendido a falar.
Tanto crianças quanto adultos podem ter este tipo de perda auditiva que pode ser igual em ambos os ouvidos (um nível de perda simétrica) ou diferente (assimétrica). Para estes últimos casos, quando existe perda auditiva em ambos os ouvidos, mas em um a perda é maior do que no outro, é quando se considera uma solução bimodal.