Quando é possível ter uma solução bimodal para a perda auditiva bilateral?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As pessoas com perda auditiva bilateral podem encontrar na bimodalidade uma solução que lhes permitirá escutar por ambos os ouvidos com os benefícios que isto representa.

É possível escutar melhor por um ouvido do que por outro? Sim, claro. Até mesmo em pessoas sem perdas auditivas incapacitantes a audição pode ser melhor no ouvido esquerdo do que no direito ou vice-versa. 

Mas de qualquer maneira, é possível que ambos os ouvidos estejam acometidos pela perda auditiva em diferentes níveis, ou seja, em termos mais técnicos, uma perda auditiva bilateral assimétrica. 

A perda auditiva bilateral pode ser tratada. Especialmente porque escutar por ambos os ouvidos é o natural para o ser humano e é necessário para uma correta localização dos sons e para melhorar a discriminação da origem em lugares barulhentos.

Quando existe uma perda auditiva bilateral e somente há solução auditiva para um dos ouvidos, perde-se os benefícios da binauralidade, ou seja, a possibilidade de escutar por ambos os ouvidos. A solução bimodal (usar implante e aparelho auditivo) é uma opção certa e efetiva. Mas, vamos por partes.

O que é a perda auditiva bilateral?

Como mencionado anteriormente, a perda auditiva bilateral acontece quando ambos os ouvidos são acometidos. Pode acontecer ao mesmo tempo em ambos os ouvidos ou em momentos diferentes: primeiro perde-se a audição em um e, depois, no outro. 

A perda auditiva bilateral pode ser congênita ou adquirida com o tempo, ou seja, pode estar presente desde o nascimento ou perder a audição por causa de uma doença (como a meningite) pelo uso de medicamentos ototóxicos ou pela idade e o envelhecimento (presbiacusia). 

Então, é possível que a perda auditiva bilateral seja pré-lingual que é quando acomete a pessoa antes de que aprenda a falar ou também pode ser pós-lingual, que é quando a pessoa já escutou em algum momento e já tinha aprendido a falar.

Tanto crianças quanto adultos podem ter este tipo de perda auditiva que pode ser igual em ambos os ouvidos (um nível de perda simétrica) ou diferente (assimétrica). Para estes últimos casos, quando existe perda auditiva em ambos os ouvidos, mas em um a perda é maior do que no outro, é quando se considera uma solução bimodal.

O que é uma solução bimodal?

Existem várias soluções para tratar a perda auditiva:

Cada caso de perda auditiva, de acordo com suas características e recomendações dos especialistas em audição, é tratado com um dispositivo específico. 

Para os casos leves e moderados, pode ser suficiente com um aparelho auditivo. Para os casos entre severos e profundos, os implantes são uma melhor opção para poder escutar corretamente.

 

<<Aparelhos auditivos ou implantes? Prós e contras que você deve saber >>

 

Enfatizamos que, no caso da perda auditiva bilateral assimétrica, é possível fazer uso de duas soluções diferentes, sejam aparelhos auditivos e implante coclear ou aparelho auditivo e implante acústico. Isso é o que se conhece como solução bimodal ou bimodalidade para o tratamento da perda auditiva.

Benefícios da bimodalidade para o tratamento da perda auditiva

Por que se deve levar em consideração uma solução bimodal para tratar a perda auditiva? A resposta é clara: porque é benéfica para as pessoas com perda auditiva, melhorando não somente a capacidade de escutar, mas também as possibilidades de se comunicar melhor.

Com a bimodalidade é possível ter binauralidade

A capacidade de escutar por ambos os ouvidos é conhecida como audição binaural que permite ter um alcance de audição de 360 graus, com o qual é possível identificar com muito mais certeza a localização dos sons: se o que está escutando vem de trás, da frente ou de algum dos lados; com isto melhora-se também a localização espacial da pessoa com perda auditiva.

Com a bimodalidade escuta-se melhor em lugares barulhentos

Existem estudos que demonstram que a bimodalidade permite um melhor rendimento, permitindo que as pessoas escutem mais e melhor, inclusive em lugares barulhentos, pois é possível discriminar os sons.

Com a bimodalidade a escuta dá uma sensação mais natural

A binauralidade é a forma natural de escutar e por isso as soluções bimodais representam um melhor desempenho para as pessoas com perda auditiva em espaços reais: a casa, restaurantes, a rua, salas de aula, entre outros.

Soluções bimodais que a Cochlear™ oferece

A Cochlear oferece uma solução bimodal inteligente unindo o potencial dos implantes Cochlear (cocleares) e dos aparelhos auditivos ReSoundTM entregando aos usuários toda a experiência, confiabilidade e possibilidades de escuta e conectividade que a Cochlear oferece junto com a qualidade dos aparelhos auditivos ReSound.

Se você ou algum familiar tem perda auditiva bilateral, consulte com o seu médico e verifique a possibilidade de ter uma solução bimodal.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

Referências

  1.  Gifford RH , Dorman MF, McKarns SA, Spahr AJ. Combined electric and contralateral acoustic hearing: Word and sentence recognition with bimodal hearing. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 2007 Ago 1;50(4):835-43.