A perda auditiva leve envolve pequenas mudanças no dia a dia. Há dificuldades de compreensão, de interação e, não menos importante, as intercorrências na autoestima e nas relações sociais que podem acompanhar a perda de audição.
Este tópico é de especial interesse quando se trata de crianças, já que não prestar atenção a essa condição pode trazer sérios problemas de aprendizagem, além de trazer transtornos psicológicos por se sentir excluída devido à sua dificuldade em ouvir.
Mesmo assim, com uma leve perda auditiva, a vida da criança pode desenvolver-se normalmente se as medidas necessárias forem tomadas a tempo.
Nesta pequena lista, você pode conferir os hábitos saudáveis e essenciais para lidar com crianças que sofrem de perda auditiva leve.
Pode lhe interessar: o que é perda auditiva ou surdez?
1. Mantenha as conversas constantes
Uma das consequências da perda auditiva são os problemas de aprendizado da fala. Quanto mais palavras as crianças ouvirem, mais bem treinadas serão para a escola e as interações sociais.
Recomenda-se expor as crianças ao maior número de palavras possível. Cantar, ler, conversar, entre outras atividades, pode ajudar.
2. Leia em voz alta
Seguindo a recomendação anterior, a leitura em voz alta é muito importante para as crianças com perda auditiva aprenderem.
Ler histórias, por exemplo, contribui muito para o conhecimento de diversas palavras. Além disso, traz duas vantagens: as crianças enriquecem o vocabulário e se divertem.
Ao ler histórias, as crianças podem aprender conceitos, além de novas palavras.
3. Ouça música com elas
É natural que as crianças, até mesmo os bebês, sejam atraídas pela música ou pelos sons indispensáveis ao desenvolvimento das habilidades auditivas, já que influenciam as partes do cérebro dedicadas à linguagem e à aprendizagem.
É um hábito saudável expor as crianças a atividades com música nos primeiros anos de vida delas. Isso é vital para ajudá-las a melhorar suas habilidades de escuta em um local cheio de barulho.
4. Televisão
No mesmo sentido de contar histórias, assistir à televisão é bastante útil para crianças com perda auditiva adquirirem mais habilidades de linguagem, assistindo a programas de instrução e legendas. Assim, além de entretenimento, as crianças podem entender a linguagem escrita e falada.
Estes são os sinais para detectar se o seu filho ou filha sofre de perda auditiva.
5. Encoraje-as a jogar
É muito importante ter em mente que as crianças com deficiências auditivas têm a necessidade de interagir, mas, devido a seus problemas, podem sentir-se constrangidas.
É essencial incentivá-las a brincar e a interagir com crianças sem problemas de audição, de tal forma que aprendam a se comunicar sem medo.
6. Dê instruções corretamente
Quando os pais dão instruções para seus filhos, devem estar na sua frente. Evite dar instruções quando estiver atrás ou ao lado da criança.
7. Sempre comunique onde eles estarão
Esta é uma prática que sempre deve ser feita, mesmo quando os pais precisam se ausentar da companhia dos filhos por um curto período de tempo. Embora pareça excessivo os pais dizerem às crianças aonde estão indo, isso lhes dá confiança, já que elas saberão onde procurar os pais se precisarem de alguma ajuda.
Há muitas dicas que podem ser dadas para lidar com pessoas e crianças com problemas de audição, mas, o principal é criar um ambiente ideal onde as crianças se sintam confortáveis e em nenhum momento sejam excluídas das tarefas diárias.
Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.