Gamers e perda auditiva: o prazer de jogar sem perder nenhum som

Uma pessoa com perda auditiva pode ser gamer
outubro 27, 2020

Os gamers não são simples fanáticos dos videogames, são profissionais no que fazem: treinam, competem, formam equipes. A perda auditiva é uma limitação para ser um gamer? Nada disso, e principalmente agora com a conectividade que oferecem os processadores de som.

O mundo dos videogames move milhares de pessoas em todo o planeta, gerando lucros que se calculam ao redor dos 22 bilhões de dólares por ano. Mas, o que isso tem a ver com a perda auditiva?

Entre as milhares de pessoas que querem ser gamers (jogadores profissionais de videogames) ou simplesmente desfrutar desta diversão, há pessoas que têm perda auditiva. 

Os gamers passam horas em frente à tela do computador ou conectados por um console de videogame, armados com controles especiais, equipamentos modificados, conectados com o jogo e com outros gamers do mundo. Os usuários de aparelhos auditivos, portanto, também podem ser parte dessa comunidade. E desfrutá-la muito mais se puderem conectar o som dos diferentes dispositivos elétricos com seus processadores de som.

A conectividade melhora a experiência

Os dispositivos Cochlear True Wireless™ permitem aos usuários do Nucleus® 7, Kanso®, Nucleus® 6, Baha® 5 e Osia®, levar o som diretamente aos seus processadores de som, assim como dos consoles de videogames.

Estamos falando de:

  • Mini Microphone 2/2+;
  • Cochlear™ Wireless Phone Clip;
  • TV Streamer.

Dispositivos que utilizam a tecnologia Bluetooth® e Wi-Fi® para transmitir o som, assegurando que chegue de forma clara e segura. Os usuários do Nucleus 7, no entanto, podem conectar diretamente os dispositivos eletrônicos com seu processador de som.

Conselhos para gamers com perda auditiva

Aatish Patel, um jovem gamer com perda auditiva bilateral e usuário de aparelhos auditivos, publicou no portal hearinglikeme.com cinco dicas para as pessoas com perda auditiva que são ou querem ser gamers para que sua experiência seja muito mais satisfatória.

  • Utilizar as opções de acessibilidade que os jogos têm
    Ou seja, ativar as legendas ou closed caption (cc) que alguns destes jogos oferecem;
  • Contar aos colegas de jogo que têm uma perda auditiva
    Muitos jogos necessitam da colaboração de outros jogadores para atingir as metas e objetivos sendo o trabalho em equipe fundamental. Conte aos seus colegas de equipe sobre a sua condição para facilitar a experiência no jogo;
  • Existem plataformas para falar com outros gamers
    Patel recomenda duas em particular: Discord e TeamSpeak que permitem que você se mantenha comunicando com seus colegas de jogo;
  • Denuncie os que são desrespeitosos
    A maioria (ou talvez todos) dos jogos online conta com a opção para denunciar os jogadores por diferentes condutas. Faça isso se você sentir que um outro jogador não respeita a sua perda auditiva ou a trata de maneira desrespeitosa;
  • Divirta-se
    As comunidades de gamers são uma grande oportunidade para conhecer pessoas e se divertir, isso não se pode esquecer.

D1781140