É comum a ideia de que a perda auditiva em apenas um ouvido não tem um grande impacto na nossa vida, mas infelizmente isso não é verdade. A perda auditiva unilateral pode causar dificuldades em diversas áreas, como comunicação e localização dos sons, e como isso pode afetar a nossa qualidade de vida. É importante saber que existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a melhorar essa condição.
A perda auditiva unilateral ocorre quando a pessoa tem uma perda auditiva significativa em um dos ouvidos, enquanto o outro possui audição normal ou próxima da normalidade.
Essa condição pode estar presente desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida e ser resultado de fatores como doenças, traumas ou excesso de exposição ao ruído.
Como a perda auditiva unilateral afeta a qualidade de vida
Menos compreendida do que a perda auditiva bilateral, a perda unilateral também afeta a qualidade de vida social. Ela pode comprometer a compreensão auditiva em ambientes com ruído, dificultar a localização do som e sobrecarregar o ouvido com audição boa, resultando na fadiga mental no final do dia causada pelo excesso de esforço para compreender a comunicação.
Estima-se que ao menos 13 em cada 1000 crianças tenham perda auditiva unilateral1, o que pode trazer atraso significativo de desenvolvimento da linguagem oral, dificuldades de aprendizado e de socialização, que quando ignoradas podem trazer outros comprometimentos socioemocionais ao longo da vida.
No caso de adultos com perda auditiva unilateral, os relatos das dificuldades na vida social são bastante frequentes, pois ela dificulta a compreensão de conversas em ambientes ruidosos e na interação com várias pessoas. Além disso, pode comprometer a compreensão dos estudos e dificultar a plena compreensão em reuniões de trabalho com várias pessoas falando ao mesmo tempo..
Como identificar a perda auditiva unilateral
- Audiometria: Exame que identifica a capacidade para ouvir e interpretar sons.
- Impedanciometria: Exame complementar à audiometria que examina as condições do tímpano.
- Exames de imagem: Tomografia computadorizada e ressonância magnética, que avaliam as condições anatômicas do ouvido interno.
Tecnologias para tratar a perda auditiva unilateral
Aparelho auditivo comum
Indicado para perdas mais leves, que amplificam a audição natural da pessoa, quando possível. Alguns aparelhos usam o sistema CROS, que é um sistema de apoio auditivo que capta os sons do lado surdo e os transmite para um receptor no outro ouvido.
Sistema de condução óssea
Implante coclear
A perda auditiva unilateral deve ser levada a sério
Se você quiser mais informações sobre as tecnologias auditivas disponíveis como o Sistema Baha®, Osia® ou implante coclear, fale conosco:
Referências:
- Bess F, Tharpe A. Unilateral Hearing impairment in children. Pediatrics. 1984; 74 (2): 206-16.