Quem pode se beneficiar com o implante coclear?

O implante coclear é um dispositivo médico eletrônico que fornece uma sensação sonora a uma pessoa com perda auditiva moderada a profunda. Há mais de 40 anos, os implantes cocleares têm sido usados como um tratamento eficaz e duradouro para pessoas de todas as idades que não se beneficiam dos aparelhos auditivos tradicionais.

Quando um implante coclear pode ser melhor que um aparelho auditivo?

A indicação entre um implante coclear e um aparelho auditivo deve ser feita por um especialista em tecnologias auditivas e depende de muitos fatores, como o nível de perda auditiva, a idade, o tipo de perda, histórico de surdez, entre outros.

As duas tecnologias funcionam de forma diferente:

Aparelho auditivo: ajuda uma pessoa a ouvir amplificando os sons do ambiente. Desta forma, ao utilizar um microfone para captar as ondas sonoras e amplificá-las, os aparelhos auditivos funcionam como um pequeno alto-falante que envia os sons para o ouvido do usuário.

Implante coclear: Quando a simples ampliação o volume ambiente já não é suficiente, uma possível solução pode ser o implante coclear, que é um dispositivo composto por um processador de som externo que capta os sons e os envia para um implante interno, que estimula o nervo auditivo. Desta forma, o som contorna as partes danificadas do ouvido interno, levando o estímulo auditivo diretamente para onde ele pode ser percebido, criando uma audição mais adequada para certos tipos de perda auditiva.

Quem pode se beneficiar de um implante coclear?

O implante coclear não tem limite de idade: crianças, jovens, adultos e idosos podem se beneficiar desta tecnologia. Quanto mais cedo for detectada a perda auditiva, melhores costumam ser os resultados na adaptação do implante coclear. Entretanto, as indicações variam conforme as idades:

Crianças

Hoje em dia, é possível descobrir a perda auditiva de nascença ainda na maternidade, através do teste da orelhinha. Se houver indicação ao implante coclear, a detecção precoce da surdez pode permitir que a criança tenha acesso aos sons da fala durante o período crítico da formação da linguagem, tornando possível seu desenvolvimento em um período similar a crianças ouvintes.

Jovens, adultos e idosos

As indicações, nesses casos, costumam considerar o histórico e grau da perda auditiva, avaliando também os possíveis benefícios ou não do uso dos aparelhos auditivos comuns. Um adulto pode perceber uma melhora na compreensão dos sons do ambiente, desfrutar novamente das conversas e retomar as atividades que, devido à perda auditiva, havia abandonado.

Qual profissional faz a avaliação e indicação de um implante coclear?

O primeiro passo é procurar uma equipe especializada em tecnologias auditivas. Uma avaliação feita por um médico otorrinolaringologista, em conjunto com um fonoaudiólogo irá determinar se você é candidato ao implante coclear. Nesta etapa, você participará de uma série de exames e avaliações médicas para compreender a sua perda auditiva e qual a melhor tecnologia para ela.

Você acha que pode ser um candidato?

Sua jornada para uma melhor audição começa com informações de qualidade. Estamos aqui para te ajudar com isso.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2049667