Descubra o que é a perda auditiva severa e quais são suas possíveis soluções

perda auditiva severa

Descubra o que é a perda auditiva severa e quais são suas possíveis soluções

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Não há somente um tipo de perda auditiva e, por essa razão, estas são classificadas de várias formas: qual estrutura do ouvido está lesionada, o que a causa e o grau dessa perda. Em outras palavras, quão alto deve ser o som para poder escutá-lo. 

O que é a perda auditiva severa? Para poder responder a esta pergunta é necessário primeiro saber quais são os sons que escutamos.

O ouvido humano tem um nível auditivo, ou seja, um nível de frequências que tem a capacidade de escutar. Alguns tons são medidos em hertz (Hz) e uma intensidade, que se mede em decibéis (dB). 

Um ser humano com uma audição normal pode escutar sons de baixa intensidade e resistir a (durante um curto período) outros de alta intensidade. Podemos ouvir a respiração de alguém, por exemplo, que apenas chega aos 10 dB. Ou identificar com clareza os 140 dB que produz um avião. Mas cuidado: estar exposto durante muito tempo a esses barulhos de alta intensidade pode afetar a audição.

Quais são os graus da perda auditiva?

Uma pessoa com perda auditiva não escuta os sons de baixa intensidade e até mesmo os sons mais altos. Identificar os valores dessa perda é o que permite classificar a perda auditiva de acordo com sua severidade, passando de leve a profunda. Assim identificam-se quatro graus para a perda auditiva: leve, moderada, severa e profunda. Foquemos na perda auditiva severa.

Existe uma perda auditiva quando sons iguais ou superiores a 25 decibéis dificilmente podem ser detectados.

Fala-se de perda auditiva severa quando a audição no melhor ouvido da pessoa (com o que melhor escutar), estiver entre 71 dB e 90 dB. Isso significa que sons inferiores a essa intensidade não são escutados. A perda auditiva severa afeta a comunicação, pois você não tem a capacidade de escutar o que outra pessoa lhe diz considerando que uma conversa entre duas pessoas não passa dos 60 dB. 

Quais barulhos uma pessoa com perda auditiva severa pode escutar? O que as máquinas pesadas produzem, por exemplo. Mas a exposição contínua a barulhos acima dos 80 decibéis também é prejudicial para a saúde auditiva.

A perda auditiva severa pode ser tratada?

Sim, claro que sim. São os médicos e especialistas em audição os que podem indicar o tratamento apropriado para cada pessoa com perda auditiva, considerando não somente o grau da perda, mas também outras condições como: se a perda for unilateral (afeta um só ouvido) ou bilateral (afeta ambos os ouvidos). 

Também é necessário identificar qual é a parte da estrutura do ouvido lesionada: qual parte do ouvido está falhando? O ouvido externo, o médio ou o interno? É preciso saber se é uma perda auditiva condutiva, mista ou neurossensorial. 

A solução? Se alguém apresentar perda auditiva severa, pode ser um candidato a um implante coclear ou um implante acústico de condução óssea. Quem efetivamente for implantado, terá que passar por um processo de reabilitação para aprender a escutar com este dispositivo.

A perda auditiva severa realmente tem tratamento?

Os implantes cocleares e os acústicos da Cochlear™ são uma solução comprovada para a perda auditiva. Mesmo sabendo que cada caso deve ter uma análise particular, os implantes têm demonstrado ser uma ótima solução para tratar a perda auditiva e ser, principalmente, uma opção confiável.¹ 

No entanto, toda pessoa implantada deve saber o que é necessário ser consistente com o processo de reabilitação para atingir os resultados que está esperando receber do seu implante e voltar a escutar.

Tenha em conta

A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Referencia

¹  Você sabe o que é a confiabilidade de um implante coclear? https://escucharahoraysiempre.com/blog2/que-es-confiabilidad-implante-coclear/ 

D1834400