Quais especialistas estão envolvidos quando é diagnosticada perda auditiva ocupacional?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há ambientes laborais que podem ser causadores de perda auditiva. Como você deveria se proteger? O que fazer se tiver suspeita de que não está ouvindo bem?

Há trabalhos que representam certos riscos para a saúde. Trabalhar em alturas, por exemplo. Ou com máquinas pesadas. Há ainda trabalhos que podem alterar sua saúde auditiva também. Como o trabalho em bares ou discotecas, por exemplo, onde o volume da música excede os limites toleráveis para a saúde do ouvido.

Estar exposto ao barulho causado por determinada máquina também pode afetar a audição e causar perda auditiva. Tratores, serras, furadeiras, britadeiras, motores, amplificadores de som…Há riscos e devemos nos cuidar, especialmente se no seu trabalho você tiver que estar próximo de barulhos fortes.

Quanto maior intensidade tiver um som, com maior rapidez a audição será afetada. Uma tabela criada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos dá uma ideia disso:

Perda auditiva ocupacional

Como se proteger do barulho que causa a perda auditiva ocupacional?

O conselho mais óbvio é afastar-se do que estiver causando o barulho. Mas, às vezes, isso não é possível. Por isso é necessário apelar aos protetores auditivos para reduzir a exposição nociva ao barulho.

Não é recomendável o uso dos fones do seu celular ou reprodutor de som para se proteger, porque o que se está fazendo com isso é substituir um barulho por outro, expondo-se igualmente a um volume prejudicial para a audição.

Igualmente, não se deve usar como protetores pedaços de algodão ou até mesmo filtros de cigarro. É fácil adquirir protetores para os ouvidos. Você pode encontrá-los em farmácias ou supermercados. Fazer uso desse acessório pode protegê-lo. 

Se no seu trabalho você estiver exposto a sons que põem em risco a sua saúde auditiva, deveria ter a disposição os protetores auditivos para prevenir futuros problemas. Se sentir que no seu ambiente de trabalho há muito barulho, é uma boa ideia se proteger com os protetores.

Quais especialistas tratam a perda auditiva?

Há vários profissionais que se especializam em audição. Inclusive, em algumas ocasiões, a perda auditiva pode ser tratada por vários profissionais ao mesmo tempo.

Otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, entre outros, participam no processo de tratar a perda auditiva, pois é necessário avaliar o nível da perda, os possíveis tratamentos e o processo de reabilitação necessário caso tenha perdido também as habilidades comunicativas.

Como a perda auditiva é diagnosticada?

Se tiver uma suspeita de perda auditiva, é necessário que a pessoa se submeta a uma série de testes (impedanciometria com reflexo acústico, audiometria, logoaudiometria, entre outros) que vão permitir identificar o tipo de perda e o grau.

A perda auditiva pode ser unilateral ou bilateral, por exemplo. Pode ser tratada com aparelhos auditivos (próteses auditivas) ou pode ser necessário um implante coclear. A equipe de especialistas é que deve definir qual é o tratamento mais pertinente de acordo com as características e necessidades de cada pessoa.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1822043