Perda auditiva e desempenho escolar: como o implante coclear pode ajudar

Quando crianças e adolescentes têm perda auditiva, podem enfrentar muitos desafios. Na sala de aula, a perda auditiva afeta a capacidade de um aluno ouvir e compreender o professor, prejudicando sua assimilação do conteúdo e participação em classe, além de afetar seu desempenho escolar. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar a melhorar a audição e, consequentemente, o sucesso acadêmico de alunos com perda auditiva.

A importância da audição para o aprendizado e o desempenho escolar

A audição é fundamental para o processo de aprendizado de qualquer pessoa. É através da audição que formamos a nossa linguagem, compreendemos e interagimos com o mundo ao redor.

Apesar de existirem alternativas de ensino que não dependam da audição; na escola regular, ela tem papel fundamental na transmissão e aquisição do conhecimento. Um aluno com perda auditiva não detectada, que tenha surgido de forma súbita ou progressiva, pode apresentar prejuízos no seu aprendizado, na interação com seus colegas e na absorção do conteúdo proposto pelos professores.

O que é um implante coclear e como ele pode ajudar alunos com perda auditiva a melhorar o desempenho escolar

Uma vez detectada a perda auditiva, um recurso disponível para alguns tipos de surdez que não se beneficiam com os aparelhos comuns é o implante coclear.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico parcialmente implantado por cirurgia no ouvido interno. Ele funciona quando usado em conjunto com uma parte externa. A tecnologia do implante coclear funciona enviando sinais elétricos diretamente para o nervo auditivo, permitindo que as pessoas com perda auditiva severa ou profunda ouçam.

Para crianças e adolescentes em idade escolar com este tipo de perda auditiva, um implante coclear pode ser uma opção de tratamento adequado para permitir o acesso à compreensão da fala oral, fortalecendo o desenvolvimento da linguagem, possibilitando a inclusão escolar e o acesso ao conteúdo proposto em sala de aula.

Avaliação e preparação para um implante coclear

Antes de receber um implante coclear, é necessário passar por uma avaliação com uma equipe especializada que irá determinar se o implante coclear é uma opção viável de tratamento para o caso da criança ou adolescente. Esse processo inclui uma série de exames que irão avaliar o grau, tipo e histórico de perda auditiva do paciente. Confirmada a indicação para a cirurgia, a família precisa entender que o implante coclear é um processo que vai além do momento cirúrgico, que requer um período de adaptação e que além da família e da escola, é importante haver um profissional da área de fonoaudiologia envolvido nesta reabilitação.

Benefícios do implante coclear para maximizar o desempenho escolar de crianças e adolescentes

Após a cirurgia, serão necessárias algumas semanas até a ativação do implante. Uma vez ativado, haverá um período de adaptação ao uso da tecnologia, que pode variar entre dias, semanas e até meses em alguns casos. Neste período, a família e a escola terão papéis fundamentais para potencializar a adaptação ao implante coclear, oferecendo suporte adequado para o aluno maximizar o aprendizado em sala de aula. Os implantes cocleares mais avançados possuem recursos tecnológicos que podem ser bastante úteis para a sala de aula. Os usuários dos processadores de som Cochlear™ Nucleus® mais modernos podem contar com o Mini Mic, um microfone remoto que transmite a voz do professor via sinal wireless, driblando os sons ambientes que poderiam prejudicar a compreensão da mensagem. Além disso, uma programação inteligente com cancelamento de ruído desses processadores permite que o aluno interaja melhor com os colegas e participe das atividades propostas em grupos. Os pais e fonoaudiólogos de usuários Cochlear podem acompanhar as informações do uso da tecnologia em sala de aula, através do aplicativo Nucleus Smart App, que possui uma função chamada Monitor de Audição. Essa função permite monitorar quanto tempo o usuário fica exposto aos ambientes de fala e quantas vezes a bobina (antena) foi desconectada. Essa é uma maneira simples de verificar se a criança está utilizando o tempo adequado em ambiente escolar.
É importante lembrar que o implante coclear é apenas uma parte da solução e que o sucesso do tratamento também depende do envolvimento e do apoio da família e da escola. Se você precisar de mais informações ou quiser receber um guia sobre inclusão escolar, deixe os seus dados e entraremos em contato.

Quer saber mais sobre implante coclear?

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2069637