You are currently viewing Os primeiros momentos do implante coclear

Os primeiros momentos do implante coclear

Se você está considerando um implante coclear ou se já recebeu a indicação, saber o que esperar de cada etapa do processo que envolve tornar-se usuário de implante, pode ajudar a criar expectativas realistas nesta jornada para a audição.
O implante coclear é um dispositivo médico que pode ajudar uma pessoa com perda auditiva a ouvir. O implante é uma tecnologia parcialmente inserida por cirurgia e funciona enviando estímulos elétricos para o nervo auditivo. Pode ajudar a fornecer uma sensação sonora para pessoas com determinados tipos de perdas auditivas.

Antes da cirurgia: avaliação e preparo

O primeiro passo é procurar uma equipe especializada em implantes auditivos, que irá avaliar se o implante coclear é a melhor opção de tecnologia auditiva para o seu caso.

A equipe irá solicitar uma série de exames e testes para determinar o seu nível de perda auditiva e qual a condição atual do seu nervo auditivo.

Caso você ainda não seja usuário de aparelhos auditivos comuns, nesta etapa, o médico poderá indicá-los, tanto para confirmar que você tem benefícios com eles, quanto para começar a estimular seu nervo auditivo antes da cirurgia.

O que você precisa saber sobre cirurgia e a ativação

A cirurgia de implante coclear é um procedimento delicado, mas simples. É realizada sob anestesia geral e leva cerca de 2 a 4 horas. A maioria das pessoas pode ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. Neste período, o paciente não irá ouvir nada com o ouvido operado, pois ele estará se recuperando do procedimento e precisa de tempo para uma boa cicatrização. Entre 20 e 60 dias após a cirurgia, conforme os protocolos do centro de implante, será realizada a ativação do implante, quando finalmente o paciente irá usar a parte externa, chamada processador de som. Neste dia, será feita uma sequência de testes e ajustes de som, até o processador ser ligado. O resultado inicial pode variar bastante para cada paciente. O som pode se parecer baixo, estridente, robótico, estranho ou pode ser limpo e agradável. Há diversos tipos de relatos sobre o momento da ativação. Boa parte dos usuários acha estranha esta primeira experiência, mas tenha em mente que poderão ser necessárias algumas semanas ou até meses para a plena adaptação.

As primeiras semanas após ativar o implante coclear

  • Logo nos primeiros dias, você poderá achar o som estranho e pouco familiar, mas também pode ser que você comece a ouvir sons que nunca ouviu antes.
  • É possível que você sinta dificuldade de entender o diálogo sem apoio da leitura labial.
  • Tenha em mente que a ativação é o primeiro de vários ajustes de som que você fará regularmente nos próximos meses.
  • Esse período de adaptação ocorre porque o cérebro precisa se acostumar a receber o som através de um novo estímulo auditivo, através de impulsos elétricos.
  • As programações são feitas de maneira personalizada, conforme as suas necessidades. Aproveite para prestar atenção nos sons que você ouve (e os que ainda não consegue ouvir) para relatar ao fonoaudiólogo na programação seguinte, para otimizar cada reajuste periódico.
  • É normal não reconhecer a maioria dos sons imediatamente, principalmente quando nunca se ouviu bem anteriormente. O cérebro precisa de tempo para ouvir e formar o que chamamos de memória auditiva, para saber reconhecer o que ouve.
  • A reabilitação auditiva com um profissional de terapia de audição e fala pode acelerar esse processo de adaptação. Porém, além das sessões é necessário comprometimento do paciente para realizar os exercícios propostos no seu dia a dia.
  • É importante ter paciência e dar a si mesmo o tempo necessário para se acostumar com os sons.
Com boas informações e expectativas bem alinhadas, você poderá ter uma experiência positiva durante todo o processo do seu implante coclear.

Quer saber mais sobre implante coclear?

Preencha o formulário e entraremos em contato

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2044688