O exame é realizado por um profissional de fonoaudiologia, em um ambiente silencioso. É composto por dois testes principais: a audiometria vocal e a audiometria tonal.

Audiometria vocal e tonal
Na audiometria vocal:
É solicitado ao paciente repetir frases pronunciadas pelo médico ou outra pessoa. O fonoaudiólogo avalia a capacidade da pessoa de ouvir e entender as palavras pronunciadas.Na audiometria tonal:
É solicitado ao paciente identificar os sons emitidos por um aparelho chamado audiômetro, quando se avalia capacidade da pessoa de ouvir os sons emitidos pelo aparelho.A audiometria tonal é realizada tanto por via aérea quanto por via óssea. Por via aérea, o som é emitido pelo ar e direcionado para o ouvido do paciente. Por via óssea, o som é emitido por um componente vibratório colocado em contato com o crânio do paciente.
Como ler um audiograma
A audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar o grau de perda auditiva de uma pessoa. O resultado é registrado em um gráfico chamado audiograma.
O volume é medido em decibéis e é marcado de cima para baixo no gráfico. O tom, ou frequência, é medido em hertz e marcado da esquerda para a direita.
As figuras e letras representam os sons que uma pessoa ouvinte pode ouvir normalmente em diferentes níveis de volume e tom. Isso varia do muito suave, como um sussurro, ao muito alto, como um avião.
A linha azul — marcada com ✕ mostra os resultados da orelha esquerda de um teste de condução aérea. A linha vermelha — marcada com ⵔ mostra os resultados da orelha direita.
Os graus da perda auditiva
Os graus de perda auditiva podem ser classificados em leve, moderada, severa ou profunda:
Audição normal: é aquela que permite que a pessoa ouça naturalmente todos os sons na maioria dos ambientes.
Perda auditiva leve: ainda não interfere nas atividades diárias da pessoa, mas já dificulta a compreensão da fala em ambientes com poluição sonora.
Perda auditiva moderada: começa a interferir nas atividades diárias e pode afetar a capacidade de comunicação, pois a pessoa tem dificuldade de compreensão em ambientes com barulhos significativos.
Perda auditiva severa: afeta diretamente a comunicação e o uso de algum tipo de recurso auditivo extra é recomendado, especialmente em crianças em fase de desenvolvimento de linguagem.
Perda auditiva profunda: impede que a pessoa ouça boa parte dos sons e, sem intervenção adequada, a linguagem de uma criança não se desenvolve espontaneamente.
Se uma perda auditiva for detectada através da audiometria, outros exames podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento.
As soluções tecnológicas para perda auditiva incluem os aparelhos auditivos e os implantes cocleares.
Aparelhos auditivos
São dispositivos eletrônicos que ampliam os sons para que possam ser ouvidos pelo paciente. Os aparelhos auditivos são customizados conforme as necessidades auditivas de cada paciente e podem ser utilizados em qualquer idade.Implantes cocleares
São dispositivos colocados no ouvido interno para estimular a audição. Os implantes cocleares são mais indicados para pacientes com perda auditiva severa ou profunda e que não obtiveram bons resultados com os aparelhos auditivos.
Preencha o formulário para receber nossa assessoria:
Isenção de responsabilidade
Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.
D2017835