Meu filho tem perda auditiva. O que eu faço?

que-es-la-hipoacusia
fevereiro 26, 2019

Você descobriu que seu filho tem perda auditiva ou surdez?
Respondemos às perguntas que estão sendo feitas neste momento sobre perda auditiva para que você entenda o que é e o que você pode fazer.

Estas são as perguntas mais frequentes que uma mãe tem sobre a perda auditiva:

1. O que é perda auditiva?

A perda auditiva é uma deficiência auditiva que resulta na diminuição do nível de audição. É um distúrbio relativamente comum, que pode começar em qualquer momento da vida por diferentes razões.

O termo surdez refere-se à perda completa da audição em um ou ambos os ouvidos, enquanto que nas deficiências auditivas, a perda da audição pode ser parcial ou total.

2. Como sei se meu filho ouve ou não?

Desde o nascimento, a audição é um processo que ocorre em diferentes estágios, de modo que o seu filho terá reações diferentes frente aos estímulos que podem ajudá-lo a verificar se ele consegue ouvir ou, pelo contrário, se tem dificuldade em ouvir.

Alguns sinais:

  • Depois de dois meses, não começou a balbuciar ou a fazer sons com a boca
  • Não se assusta com sons altos repentinos
  • Não responde a sons, músicas ou vozes, nem procura a fonte do som (durante os primeiros três meses)

Encontre aqui todos os sinais de aviso para detectar se o seu filho tem perda de audição ou surdez.


O que é perda auditiva ou surdez? Clique aqui para saber

Preste atenção a esses sinais. É melhor solicitar uma avaliação médica com um fonoaudiólogo.

3. Existe uma solução para perda auditiva? O que é isso?

Sim. Existe tratamento para perda auditiva. A solução depende do tipo e nível de perda auditiva que seu filho apresenta: leve, moderada, severa ou profunda.

O nível de audição é medido em decibéis (dBNA) e a perda auditiva é considerada abaixo de 20 dB.

De acordo com o grau e tipo de perda auditiva, a solução auditiva apropriada será recomendada:

  • Aparelhos auditivos.
  • Implante coclear.
  • Implante de condução óssea (osseointegrado).

4. O que faço se identificar que meu filho tem perda auditiva ou surdez?

A melhor coisa a fazer é procurar um profissional de saúde ou procurar por um centro de audiologia para verificar o tipo de perda auditiva que seu filho apresenta e receber o tratamento apropriado o mais rápido possível.

5. O médico identificou que meu filho tem problemas auditivos em apenas um ouvido. O que devo fazer?

 Solicite uma consulta com o fonoaudiólogo, que o ajudará a encontrar a solução auditiva correta para o seu caso em particular.

A solução pode variar entre aparelhos auditivos convencionais, implantes osseointegrados (Baha®) ou implantes cocleares.

O sistema Baha pode ser usado em pessoas que não possuem orelha ou que tenham as passagens auditivas fechadas (microtia-atresia), pois transmite o som por condução óssea (vibração) para o ouvido interno.

O sistema Baha pode ser implantado cirurgicamente a partir dos 5 anos de idade.

Antes dessa idade, a criança pode usar uma solução externa na cabeça que consiste em um acessório (SoundArc) ou uma faixa suave (Softband), os quais são conectados ao processador Baha.

Isso permite começar a estimular uma ou ambas as orelhas à medida que a idade recomendada para a cirurgia é alcançada e prepara a cóclea para uma solução cirúrgica definitiva.

6. Eu não sabia que se meu filho não escuta, ele não pode falar também. Meu filho desenvolverá a linguagem?

Todas as soluções auditivas têm como objetivo principal recuperar a audição e permitir com isso o desenvolvimento da linguagem oral da criança.

A perda auditiva pode afetar a aquisição da linguagem oral, o desenvolvimento emocional, escolar e social de uma pessoa. Portanto, a detecção precoce (triagem auditiva neonatal) permite a identificação das crianças afetadas desde o nascimento, o que permite o início precoce do tratamento, fundamental para o adequado desenvolvimento auditivo e de linguagem.

Assim, se o seu filho recebe estimulação e intervenção auditiva adequadas, ele poderá desenvolver a linguagem.

7. Meu filho teve um resultado “normal” na triagem auditiva neonatal. Agora ele tem três anos e percebi que ele não ouve. O que eu faço?

A triagem auditiva neonatal (o primeiro teste de triagem auditiva neonatal) é um teste que detecta a audição da criança no momento em que o exame é realizado.

“O fato da triagem auditiva neonatal ser compatível com audição normal para tons agudos durante os primeiros dias do nascimento do bebê não significa que os problemas auditivos não possam se desenvolver mais tarde.A perda auditiva pode ser gerada por herança tardia, doenças virais, drogas ototóxicas, trauma, etc. Por isso, é muito importante observar se o desenvolvimento auditivo e de linguagem, de acordo com a idade cronológica, é adequado, abaixo do esperado ou ausente”, explica Octavio del Moral, médico audiologista da Cochlear™.

Ao realizar a triagem auditiva neonatal, o profissional de saúde (idealmente um otorrinolaringologista) fornece aos pais um guia de desenvolvimento de acordo com meses de idade, explicando o que o bebê deve fazer, tanto auditivamente quanto os avanços esperados para a linguagem oral.

Portanto, se você identificar que seu filho tem problemas para ouvir, procure um centro auditivo ou hospital, onde um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo poderá avaliar e confirmar o diagnóstico de seu filho para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Tudo o que você deve saber sobre perda auditiva ou surdez.

Lembre-se: os especialistas irão explicar os diferentes tratamentos ou problemas que existem e as possíveis soluções, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, educação especial e grupos de apoio. Sempre verifique com eles antes de tomar uma decisão.


AVISO LEGAL

Tenha em mente

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.