Você tem implantes auditivos e precisa fazer uma ressonância magnética? Não esqueça de tomar esses cuidados

Uma radiografia, uma ressonância magnética ou uma tomografia são seguras para as pessoas que têm um implante auditivo? Se você tiver que fazer algum desses exames, lembre-se de tomar esses cuidados com seu implante.

Ter um implante auditivo, seja coclear ou acústico, significa ter uma nova oportunidade de escutar, de desfrutar as vozes, a música, a televisão…,mas também significa que se deve manter certos cuidados caso necessite passar por alguns exames diagnósticos específicos ou especialmente se forem de imagens. Muitas dúvidas aparecem, como:

É seguro fazer uma radiografia, uma ressonância magnética ou uma tomografia se você tem um implante auditivo?

Um paciente implantado pode se submeter sem problemas aos raios X ao fazer uma radiografia? E quanto a uma tomografia? E a uma ressonância magnética?

O implante auditivo e as radiografias

Se você tiver que fazer uma radiografia e não sabe se deve alertar o radiologista que tem um implante coclear, não se preocupe, não há problema. Uma radiografia não afeta o funcionamento do implante. O que pode acontecer é que, se a radiografia for da cabeça ou do crânio, o implante produzir algumas sombras na imagem.  De qualquer maneira, é sempre bom informar ao radiologista sobre a presença do implante.

O implante auditivo e as tomografias

O TAC, ou tomografia axial computorizada, também não representa riscos para o implante e nem para seu usuário. Um TAC também utiliza raios X, porém, ao invés de tirar uma só imagem, faz uma série de radiografias que compõem uma imagem mais completa. Novamente, o implante não representa nenhum problema ou risco, mas não deixe de alertar o radiologista sobre sua presença.

O implante auditivo e a ressonância magnética

Com este exame diagnóstico é necessário ter algumas precauções. O equipamento que se utiliza para este exame pode afetar o ímã do implante coclear, estragando-o ou ainda causar feridas ao usuário se não forem tomadas medidas de prevenção. Portanto, se você tiver que passar por um exame de ressonância magnética (MRI), é necessário levar em consideração o seguinte:

  • Alerte o profissional de saúde que te acompanhará, antes de fazer o exame MRI, que você tem um implante coclear ou de condução óssea;
  • Certifique-se que não esteja utilizando o processador de som e nem qualquer outro componente externo;

Ressonância magnética com os implantes Cochlear Nucleus®, Osia® y Baha®

  • De acordo com o modelo do seu implante, será possível saber se você pode ou não passar por um exame MRI. No entanto, todos os usuários das gerações atuais* de implantes Cochlear™ Nucleus® e implantes Cochlear™ Baha® podem realizar o exame;
  • Se você for usuário do modelo Cochlear Nucleus Profile Plus*, deve saber que, com estes, é possível a realização do exame MRI a 1.5 teslas e 3.0 teslas, sem necessidade de retirar o ímã;
  • Para os implantes Profile e CI24RE, pode ser feito um exame MRI de até 1.5 teslas com o uso de um kit para MRI (que consiste em uma bandagem e placa cirúrgica) e de até 3 teslas com a remoção do ímã através de um procedimento cirúrgico. Porém, o ideal é sempre consultar  a equipe de atendimento ao cliente da Cochlear ou aos profissionais da área antes de passar por um exame MRI;
  • As gerações de implantes mais antigas têm um acesso variável ao MRI em função do tipo de implante específico.

Os implantes de condução óssea são condicionalmente compatíveis com ressonâncias magnéticas de 1.5T e 3T.

Para o Sistema Cochlear™ Baha® Attract:

  • Somente podem ser realizadas ressonâncias de 1.5T.

Para o Sistema Cochlear™ Baha® Connect:

  • Podem ser realizadas ressonâncias de 1.5T e 3T sem a necessidade de um kit de ressonância magnética.

Para o Sistema Cochlear™ Osia®:
Existem duas versões de implantes disponíveis comercialmente:

  • Implante Cochlear™ Osia OSI200:
    • Compatível com ressonâncias de 1.5T sem remoção do ímã e 3T com remoção do ímã.
  • Implante Cochlear™ Osia OSI300:
    • Compatível com ressonâncias de 1.5T e 3T sem necessidade de remoção do ímã.

Se você tiver dúvidas, entre em contato com a Cochlear para resolvê-las antes de realizar a ressonância magnética. Os especialistas devem consultar o guia do médico para mais detalhes quando tiverem pacientes implantados.

*Ou seja, o Cochlear™ Nucleus® Profile™ e o implante acústico OSI200.

Código:D1866842-2

© Cochlear Limited 2025

Isenção de responsabilidade

A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.