Em quanto tempo poderei ouvir bem com o implante coclear?

Ao receber o diagnóstico de perda auditiva para si mesmo ou para um filho, muitos candidatos ao implante coclear costumam querer saber em quanto tempo terão o resultado desejado com o implante. Embora esta seja uma das dúvidas mais frequentes, antes de tudo é importante entender como funciona o processo de reabilitação auditiva e como obter o máximo proveito do implante coclear.

1º passo: Determinar se o implante coclear é realmente a tecnologia ideal para o seu caso.

O implante coclear deve ser indicado para casos específicos e essa avaliação é feita por uma equipe especializada, que confirma se o paciente pode se beneficiar de um implante coclear ou de outro tipo de tecnologia auditiva.

Geralmente o implante coclear é indicado após a equipe confirmar que o candidato não se beneficia com o uso de aparelhos auditivos convencionais.

2º passo: Entender que os resultados podem variar conforme o tipo, causa e tempo de perda auditiva.

Outro ponto importante é compreender que as perdas auditivas não são todas iguais.

Por causa dessa variedade de tipos, causas e tempo de surdez, os resultados do implante coclear podem variar bastante de um usuário para outro.

Embora o implante coclear seja indicado para pessoas de todas as idades, alguns casos costumam ter resultados mais rápidos que outros.

Essas diferenças ocorrem por diversos fatores, como por exemplo, a causa da perda auditiva, se a perda auditiva é de nascença ou adquirida, se as condições da orelha interna foram afetadas ou não.

Ou seja, o histórico de surdez do candidato pode fazer diferença na adaptação ao implante coclear.

3º passo: Ajustar as expectativas de acordo com as possibilidades

Médicos e fonoaudiólogos especializados em implante auditivos são os profissionais mais qualificados para fazer o melhor prognóstico para cada candidato ou familiar, porque geralmente já têm experiência com casos similares.

Ainda assim, algumas equipes possuem acompanhamento de profissional de psicologia, o que pode ajudar o candidato a lidar com a ansiedade e alinhar suas expectativas.

Se o candidato preferir, ele pode conversar com outros usuários com histórico de surdez similar e ouvir suas experiências pessoais. Mas, ainda assim, é importante que o candidato saiba que cada pessoa é única e cada caso tem o seu tempo.

4º passo: Realizar a cirurgia, aguardar a ativação e dedicar-se à reabilitação

Depois de receber a indicação para a cirurgia e estar bem alinhado em relação às possibilidades do caso do paciente, ele já está preparado para a etapa prática: realizar a cirurgia e a ativação do implante.

Geralmente, o paciente tem alta da cirurgia no mesmo dia ou no dia seguinte. Após aguardar algumas semanas para a plena cicatrização da parte interna, o implante coclear é ativado pela fonoaudióloga. Algumas pessoas conseguem ouvir com alguma clareza logo no dia da ativação, mas não costuma ser o resultado mais comum. Geralmente, são necessários alguns dias, semanas ou até meses para que a pessoa consiga compreender o que ouve.

Por isso é indicado que, além dos ajustes periódicos de programação, o usuário faça sessões de reabilitação auditiva com fonoaudióloga especializada e dedique-se também aos exercícios em casa e com a família.

Os resultados costumam aparecer ao longo do tempo, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida do usuário.

Quer saber mais sobre o implante coclear? Nossa assessoria pode te ajudar.

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

 

D2062551