Saiba qual é a importância de um exame diagnóstico precoce da perda auditiva

Diagnostico da perda auditiva

Saiba qual é a importância de um exame diagnóstico precoce da perda auditiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Um diagnóstico precoce da perda auditiva é fundamental para conseguir melhores resultados no tratamento desta condição. Por menor que seja a perda auditiva, deve ser apropriadamente tratada e atendida.

Em geral, identificar a tempo uma situação anormal no funcionamento do organismo permite agir a tempo e reduzir na medida do possível suas consequências. Com a perda auditiva não é diferente.

Inclusive em recém-nascidos, é fundamental que seja realizada uma triagem auditiva neonatal para certificar se a audição do bebê está funcionando corretamente. 

No entanto, qualquer suspeita de alguma perda auditiva, não fazendo distinção se for em uma criança, em adolescentes, em adultos ou idosos, deve ser consultada com especialistas para determinar se há uma perda auditiva e que tão profunda é.

Diagnostico da perda auditiva

Assim é realizado um diagnóstico de perda auditiva

Há diferentes tipos de testes para determinar não somente se há uma perda auditiva, mas também qual é a parte do ouvido que está falhando e a proporção da lesão.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA aponta quatro diferentes testes que podem ser aplicados para diagnosticar como está funcionando o ouvido dos adultos:

Em alguns destes testes, a pessoa será colocada dentro de uma cabine com fones para que seja iniciado o teste de audição.

Caso exista uma perda auditiva, é necessário também identificar qual é o tipo:

Adaptación binaural

O correto funcionamento da audição é fundamental para as crianças para que desenvolvam a linguagem e a fala. Uma perda auditiva não diagnosticada e sem tratamento atrasa o desenvolvimento e dificulta a inclusão da criança nas dinâmicas próprias da infância (estudo, brincadeiras e jogos, socialização com outras crianças).

Na fase adulta, a perda auditiva sem diagnóstico e nem tratamento pode afetar o estudo, o trabalho e a vida diária, fazendo com que a pessoa comece a se retrair e se isolar pela dificuldade de comunicação. 

O diagnóstico permite contar com o tratamento indicado (aparelhos auditivos, implantes cocleares ou de condução óssea) e poder buscar uma solução.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

Referencias ¹ Diagnóstico precoce da perda auditiva. Em: https://seorl.net/PDF/Otologia/030%20-%20DETECCI%C3%93N%20PRECOZ%20DE%20LA%20HIPOACUSIA.pdf?boxtype=pdf&g=false&s=false&s2=false&r=wide

D1815706