Atividade física com implante auditivo: 10 conselhos para esportistas

Conselhos para esportistas
outubro 22, 2020

Garantir a integridade e o bom funcionamento do seu implante coclear é possível enquanto estiver praticando atividade física. Estes 10 conselhos para esportistas irão ajudar você a desfrutar a vida plenamente enquanto melhora a sua saúde e cuida do seu dispositivo.

Começar a usar um implante coclear é iniciar uma nova vida, recuperar espaços e reestabelecer vínculos. Entre outras coisas, se abrem possibilidades para a prática de certas atividades nunca realizadas ou que tenham sido abandonadas.

Mesmo que o uso de implantes auditivos exija ter certos cuidados, a atividade física, os exercícios ao ar livre e os esportes aquáticos não estão proibidos para aqueles que encontraram uma solução idônea nos implantes cocleares.

Saiba quais são os 10 conselhos para esportistas que desejam melhorar seu rendimento e praticar sua atividade de maneira periódica sem pôr em risco o processador de som da sua solução auditiva.

 

Considere estes conselhos ao fazer esporte

Recuperar a capacidade de escutar é um momento crucial na vida de uma pessoa. Todos os dias há algo novo e, durante os primeiros meses, um avanço no processo de reabilitação e adaptação.  

Praticar esporte é parte integral do processo. Não somente ajuda as pessoas a se sentirem bem fisicamente, mas também oferece maior estabilidade emocional.

Mas há certos cuidados que devem ser tomados para garantir a durabilidade e bom funcionamento do aparelho para o ouvido que deve recuperar a escuta. E, mesmo sendo maiores as precauções que se deve ter depois de uma cirurgia de implante coclear, manter os devidos cuidados deve ser um esforço permanente.

1. Controle a transpiração

Usar tiaras, turbantes ou faixas ao caminhar ou correr, ajuda a evitar a presença excessiva de suor na área implantada. Dessa maneira, se protege o sistema contra danos ocasionados pela umidade. Também pode usar toalhas ou munhequeiras para se secar constantemente.

2. Guarde as partes externas

Em alguns esportes, como o futebol, tênis ou basquete, existe risco moderado de contato físico, portanto poderia ser uma boa ideia retirar temporariamente o processador, ou seja, a parte externa do dispositivo.

3. O capacete: seu novo melhor amigo

Lembre-se que o receptor/estimulador que recebe o sinal do processador de som está instalado na sua cabeça e o que o separa do exterior é a sua pele, portanto, ao montar a cavalo, praticar ciclismo, patinação, esqui, entre outras atividades, é recomendável usar o capacete.

4. Evite os esportes de contato

Boxe, caratê, rugby e qualquer atividade física na qual os golpes/batidas são inevitáveis são incompatíveis com os aparelhos auditivos. Praticá-los significaria pôr em risco a integridade do receptor/estimulador e do restante do equipamento.

5. E a natação?

Natação

Alguns tipos de implantes cocleares têm acessórios que permitem protegê-los da água. Isso facilita a realização de esportes aquáticos com profundidade máxima de 3 metros. Se você não tiver estas soluções, é necessário retirar o processador de som antes de nadar, esquiar, surfar ou praticar vela.

6. Mergulho recreativo

Não se recomenda praticar mergulho profissional, pois a pressão em grandes profundidades estragaria o implante. É possível mergulhar de maneira recreativa em profundidades que variam segundo o modelo do implante, mas que tendem a ser de no máximo 10 metros.

7. Cuidado com a pressão

Ao utilizar tiaras, faixas, capacetes ou óculos de natação, deve-se ter cuidado de não aplicar pressão sobre a zona do implante. Isso não somente ajuda a manter a salvo o receptor/estimulador, mas também garante uma boa cicatrização quando a cirurgia ainda estiver recente. Use elementos que possam ser ajustados facilmente.

8. Ciclismo seguro

Ao andar de bicicleta, instalar um espelho retrovisor para manter o controle do ambiente ao seu redor pode ajudar, já que o uso do implante com o capacete pode reduzir a capacidade de escuta.

9. Fixe o processador

Existem sistemas que servem de cordas, ganchos e clips para manter o processador fixo à roupa. É a melhor maneira para não o perder caso este se soltar.

10. Cuidado com as atividades extremas

Não é recomendável praticar paraquedismo, bungee jumping e atividades similares nos primeiros três ou quatro meses depois da cirurgia.

Finalmente, o bom senso é a melhor ferramenta no momento de decidir o esporte a praticar. Cada pessoa deve analisar que tão alto é o risco de quedas, batidas e outras situações de risco para o implante coclear. 

Informe sobre o dispositivo para as pessoas com as quais você vai treinar e analise a intensidade da prática antes de decidir quais destes conselhos deve seguir.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.

D1772875