O Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro, é uma data especial para reconhecer e agradecer àqueles que se dedicam a fazer a diferença na vida de outras pessoas.
Para candidatos a implantes auditivos, essa jornada pode ser repleta de dúvidas e incertezas. É nesse momento que o apoio de quem já passou por essa experiência se torna inestimável.
Compartilhando caminhos, inspirando escolhas
Na Cochlear™, temos voluntários que, através de nosso Programa de Mentores, compartilham suas próprias vivências e conhecimento com aqueles que consideram a possibilidade de um implante auditivo. Esses mentores são usuários com tempo de experiência, que oferecem apoio e orientação em cada etapa da jornada.
Por meio de conversas individuais e eventos como o Cochlear Day, nossos mentores voluntários estabelecem um elo genuíno com os candidatos, respondendo dúvidas e fornecendo apoio personalizado. Cada encontro oferece mais do que respostas: é uma oportunidade de fortalecimento e empoderamento, encorajando escolhas mais conscientes e seguras. Essa rede de suporte não só acolhe, mas inspira uma visão mais positiva e corajosa para o futuro.Conheça as histórias inspiradoras de alguns desses voluntários, que transformam vidas ao compartilhar suas experiências.
Ricardo: "Isso não acontece só com você, estamos juntos"
“É maravilhoso você poder abrir um sorriso ou possibilitar que aquela pessoa volte a sonhar.”
Ricardo Desidério, usuário do processador de som Baha® 6 Max, se tornou voluntário em 2023 motivado pelo desejo de compartilhar sua experiência e ajudar outras pessoas.
Para ele, a conexão entre os candidatos e os mentores é fundamental para quebrar o sentimento de solidão que pode surgir no início da jornada.
Ricardo se alegra em desempenhar um papel importante na decisão dos candidatos e se sente recompensado quando eles retornam para compartilhar seus progressos e agradecer pela conversa. Compartilhar suas vivências, para Ricardo, é como dizer: “Isso não acontece só com você, estamos juntos”.
Larissa: conectando e divulgando para transformar vidas
Larissa Schmitz, usuária do processador de som Kanso® 2, iniciou sua jornada como mentora em 2016. Sua motivação inicial era informar sobre os cuidados com os acessórios e dispositivos compatíveis com o implante coclear, algo que percebeu ser uma lacuna para muitas pessoas.
“Eu tive uma melhora significativa na qualidade de vida depois do implante. Minhas experiências, inclusive com um microfone remoto nas escolas e na faculdade me ensinaram muito e eu pude repassar isso para outras pessoas.”
Larissa destaca a importância de conectar e divulgar informações sobre a perda auditiva, ajudando as pessoas a entenderem as opções de tratamento disponíveis e a descobrirem um novo mundo de possibilidades. O voluntariado a ensinou sobre confiabilidade, segurança e a importância de ampliar o acesso à informação.
“A comunicação com a minha filha, que é ouvinte, só foi possível, ou foi bem possível, graças ao implante coclear. Eu gosto muito disso. Gostaria de ampliar as amizades e os contatos no mundo. Preciso avançar nos meus conhecimentos e ajudar os outros a avançarem também.”
Bráulio: a força da informação em cada depoimento
Bráulio Caio Ferreira da Costa, usuário do processador de som Nucleus® 8 e voluntário desde 2016, acredita na importância da conexão entre candidatos e mentores, especialmente por ter sentido falta desse apoio quando passou por sua primeira cirurgia.
“Aprendi que um dos bens mais preciosos na vida das pessoas implantadas é a informação. Ela (a informação) pode ser decisiva em determinados momentos, pois uma decisão errada por falta de informação pode ter consequências para toda a vida de uma pessoa.”
Para Bráulio, compartilhar suas experiências e vivências como usuário de implante coclear é gratificante, pois ele se alegra em esclarecer dúvidas e contribuir para que os candidatos tomem decisões mais conscientes.
Como advogado, ele entende a importância do conhecimento para que os candidatos tenham acesso a todos os recursos disponíveis:
“Acredito que a minha experiência pessoal pode comprovar que é possível transformar vidas através da audição. Eu mesmo saí de um contexto de surdez total para uma situação de ouvinte que me possibilitou ter uma vida normal, praticamente sem limitações. Hoje consigo exercer bem meu ofício e ainda tenho a oportunidade de ajudar pessoas a também terem suas vidas transformadas através da audição.”
Celebrando a dedicação que transforma
No Dia Internacional do Voluntário, celebramos a dedicação de todos os nossos mentores que, como Ricardo, Larissa e Bráulio, que compartilham suas histórias e conhecimentos, impactando positivamente a vida de candidatos a implantes auditivos. Eles demonstram que a jornada da audição, embora desafiadora, pode ser mais leve e esperançosa quando trilhada em comunidade.
Isenção de responsabilidade
*As opiniões expressas são as do indivíduo. Fale com seu profissional de saúde e saiba se você é candidato a uma tecnologia da Cochlear.
Consulte o conselho do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde irá orientá-lo sobre os fatores que podem influenciar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para obter mais informações sobre os produtos.
1 ForwardFocus é um recurso habilitado pelo fonoaudiólogo e controlado pelo usuário.
D2299927