Benefícios do uso dos acessórios – O uso do Mini Mic estimula o desenvolvimento do vocabulário entre as crianças.

dezembro 13, 2019

Entre todas as habilidades que o ser humano desenvolve durante a sua vida, queremos destacar a importância especial de uma delas: a audição. Quando pensamos em tudo o que isso representa é fácil perceber que desde o nascimento, a criança interage com os sons, aprende com as coisas à sua volta e muito do que desenvolve durante o seu crescimento está relacionado com os sons. Quando os pais, irmãos, e todos os demais familiares e amigos que interagem com o bebê ou criança o fazem através de palavras, é nesse ponto que a criança começa a tentar reproduzi-los e, claro, aos poucos, irá tentar reproduzi-los igualmente, iniciando assim seus primeiros estímulos para uma comunicação eficiente no futuro.

Os pais, por estarem sempre acompanhando seus bebês, têm, além de toda a responsabilidade de cuidar e atender seus filhos em qualquer necessidade que tenham, que estar sempre atentos à forma como essas crianças interagem diante dos diversos estímulos que as rodeiam. Quando a mãe percebe que o filho não responde quando o chama, ou que parece ser indiferente a qualquer barulho mais forte, talvez tenha que estar bastante atenta a todos esses sinais, pois podem representar algum grau de perda auditiva.

Felizmente, com a tecnologia atual e com todos os procedimentos existentes que poderiam corrigir esses problemas, é uma tranquilidade saber que seja qual for o grau de perda auditiva, uma possível solução pode ser o início de uma vida no mundo dos sons e da interação as pessoas ao redor.

Para as crianças, a audição tem um papel muito importante, principalmente pelo fato de que, quando atingem a idade escolar, não escutar bem poderia ter consequências graves na vida dessa criança e, claro, igualmente na vida adulta. O mais importante quando percebemos que existe a possibilidade de uma criança apresentar perda auditiva é procurar a ajuda de um médico otorrinolaringologista ou algum profissional de saúde, para que, com o diagnóstico em mãos, possamos tomar a melhor decisão em como acabar com esse problema.

Um dos acessórios da Cochlear™, o Wireless Mini Microphone, foi desenvolvido e criado para ajudar a escutar, e com isso dar a possibilidade de interação com seus amigos, colegas e professores. No ambiente escolar, uma boa audição é fundamental para que cada indivíduo crie vínculos com os demais colegas e possa sempre ser participativo em qualquer sessão de aula e obter um bom aproveitamento do conhecimento oferecido. Com o Mini Mic, a criança poderá entender e ser entendida muito mais facilmente, sem a necessidade de se esforçar muito para conseguir participar normalmente da rotina do colégio.

A falta de audição pode representar alguns obstáculos que poderiam ser evitados, como por exemplo:

  • A criança que não escuta bem tende a se isolar dos colegas.
  • Sente maior dificuldade em se relacionar com o ambiente familiar e escolar.
  • Sente-se frustrada e envergonhada.
  • Não desenvolve a linguagem oral da maneira esperada.
  • Tende a apresentar problemas de aprendizagem.
  • Pode apresentar resultados abaixo da média geral.
  • Desinteressa-se pelos ambientes que a fazem se sentir mal.

Com o acessório Mini Mic, essa criança poderia ter um estilo de vida muito parecido ao dos colegas que não apresentam perda auditiva, pois teriam a chance de igualmente desenvolver a linguagem oral, de se relacionar melhor com os colegas e interagir com o mundo.

Comparado ao aparelho auditivo convencional, o Mini Mic se destaca em alguns fatores que representam resultados mais satisfatórios como por exemplo:

  1. O Mini Mic reduz significativamente o esforço que se faz para escutar e falar quando comparado a um aparelho auditivo.
  2. O uso do acessório no carro aumenta a qualidade dos sons.
  3. Em ambientes barulhentos é muito mais efetivo.
  4. É fácil de usar, tem um clipe que o prende à roupa.
  5. Ajuda a transmitir os sons de maneira muito mais eficiente.

Não há dúvidas de que escutar e ser escutado é uma habilidade importante para qualquer pessoa e estar no caminho certo e com a solução auditiva mais adequada para cada caso pode representar uma vida totalmente diferente e mais bem-sucedida quando comparada às vidas daqueles que vivem no silêncio.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.