As lições sobre a saúde depois do Dia Mundial da Audição

o que se deve saber sobre a perda auditiva
agosto 14, 2019

O cuidado com os ouvidos é crucial para evitar problemas de perda de audição. A boa notícia é que a maioria dos casos de hipoacusia é possível de ser prevenido. Saiba como você pode escutar hoje e sempre.

Será que realmente cuidamos dos nossos ouvidos? Somos conscientes de que a qualquer momento podemos começar a apresentar problemas para escutar?

Isso mesmo, a surdez ou perda auditiva não é somente um problema para os idosos ou crianças que nascem com déficit auditivo. Existem muitas causas que geram ou aceleram a hipoacusia em pessoas de qualquer idade.

Com relação ao Dia Mundial da Audição, celebrado no dia 3 de março, queremos destacar esta matéria jornalística do Canal Caracol TV da Colômbia que mostra o estado da hipoacusia nesse país.

Sete milhões de colombianos têm problemas de ouvido e audição.

Em resumo: o que se deve saber sobre a perda auditiva

• Na maioria dos casos de perda auditiva a prevenção é possível, especialmente nas crianças, as quais, segundo a OMS, 60% destes se devem a causas que podem ser evitadas.

• Existem diversas causas entre as que são possíveis de ser prevenidas: a exposição a barulhos intensos no trabalho, as atividades recreativas; a caxumba, o sarampo e os medicamentos ototóxicos (aqueles que têm na sua composição agentes prejudiciais para o ouvido).

• A principal recomendação é submeter-se a um teste auditivo pelo menos uma vez por ano. A audiometria é o teste padrão que permite detectar o nível de surdez e o grau da perda auditiva.

• Existem diferentes tipos de hipoacusia entre leve, moderada, severa ou profunda.

• As consequências da perda auditiva incluem limitações para a comunicação; aspectos sociais que geram um impacto emocional negativo, em especial nos idosos; e econômicos, que tem a ver com as dificuldades para o acesso à educação em crianças e altas taxas de desemprego em adultos.

• As pessoas que têm hipoacusia podem melhorar a sua qualidade de vida através de dispositivos, os quais são alternativas úteis de acordo com o tipo e grau que o paciente apresenta.

A quantidade de pessoas com perda auditiva tem aumentado significativamente. Esta tendência responde a dois fatores principais: o aumento da população e o aumento da proporção de pessoas de idade avançada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se medidas não forem tomadas, em 2030 haverá cerca de 630 milhões de pessoas com perda auditiva em todo o mundo.

Você quer saber tudo sobre implantes cocleares, a cirurgia e a reabilitação? Click no seguinte botão e você terá um amplo panorama sobre esta solução auditiva.

Tenha em mente 

As informações contidas neste guia são apenas para fins educacionais e não se destinam a diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o aconselhamento médico. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Eles serão capazes de aconselhar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser utilizados apenas conforme indicado pelo seu médico ou profissional de saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.