Os aparelhos para a perda auditiva são uma solução desenhada para pessoas com perda auditiva entre leve e moderada. Descubra se esta é uma solução adequada para você.
Talvez você já tenha se perguntado se somente existe um tratamento possível para a perda auditiva. A resposta é que não. Por isso é possível que você tenha encontrado informações sobre implantes, mas também sobre aparelhos auditivos para a perda auditiva.
Devemos ressaltar que nem todas as perdas auditivas são iguais. De acordo com o grau, variam de leve a profunda. Essa classificação permite aos especialistas em audição tomar decisões sobre qual pode ser a melhor solução para tratar a perda auditiva.
Para os casos de perdas auditivas leves ou moderadas, os aparelhos auditivos podem ser a melhor opção; no entanto, essa definição depende do parecer de um especialista.
O que é uma perda auditiva leve? Aquela na qual o seu melhor ouvido está entre 25 e 39dBHL. E a perda auditiva moderada? Quando o seu melhor ouvido está entre 40 e 69 dBHL. As pessoas com essas perdas podem sentir dificuldade de entender a fala em ambientes barulhentos.
Quais são as características dos aparelhos para a perda auditiva?
- São chamados também de próteses auditivas;
- Tratam-se de dispositivos para amplificar o som;
- Alguns trazem moldes auriculares para adaptar à forma do canal auditivo e facilitar a transmissão do som;
- São de uso externo e não necessitam de cirurgia de implante.
Quais são as partes que compõem um aparelho para a perda auditiva?
Como funciona um aparelho para tratar a perda auditiva?
Como se escuta com um aparelho para a perda auditiva?
- Os aparelhos para a perda auditiva amplificam o som para que as células ciliadas (fundamentais para a audição) possam percebê-lo;
- Necessita-se de um período de ajustes que pode levar vários meses (em média, quatro);evar vários meses (em média, quatro).
- Durante o processo, deve-se visitar várias vezes o fornecedor do dispositivo para que se possa aproveitar todo seu potencial;
- No início, muitos sons podem parecer muito altos, até mesmo a própria voz;
- Certos dispositivos têm uma curva de aprendizagem alta devido à necessidade de aprender a ajustá-los segundo o som ambiente e a situação;
- Seus benefícios podem ser intensificados com o uso da reabilitação aural (treinamento auditivo, entendimento da linguagem, produção dos sons da fala, aprendizagem de leitura de lábios, entre outros fatores).
O que um usuário de aparelho auditivo pode fazer?
- Escutar sons que antes não podia ouvir;
- Entender melhor a outra pessoa em uma conversa telefônica;
- Comunicar-se mais facilmente com familiares e amigos;
- Entender e ser entendido por meio do diálogo em ambientes barulhentos.
Como o aparelho auditivo melhora sua qualidade de vida?
- Pode influenciar positivamente nas comunicações interpessoais;
- Facilita a aproximação com familiares e amigos.
- Dá maior sensação de empoderamento e controle sobre a vida.
- Mais estabilidade emocional e autoestima.
- Almohadilla Baha® SoftWear
- Opciones de color y diseño
Um aparelho auditivo e um implante podem ser usados ao mesmo tempo?
Existem pessoas que podem ser beneficiadas com uma solução bimodal. Ou seja: têm um implante auditivo em um ouvido e um aparelho auditivo no outro. Isto permite manter a audição binaural (em ambos os ouvidos) que é a forma natural em que chegam os estímulos sonoros ao cérebro: por ambos lados da cabeça, o que permite, por exemplo, localizar a origem do som.
Desvantagens e riscos
- Nos casos de perda auditiva entre severa e profunda, os aparelhos auditivos não são suficientemente poderosos e podem ser necessários (dependendo do tipo de perda auditiva e seu grau) implantes cocleares ou acústicos. O especialista em audição explicará para você o que deve ser feito nesses casos;
- Os aparelhos auditivos amplificam todos os sons, incluindo os do ambiente, o que pode gerar interferências indesejadas. (Ou seja, é o equivalente a “subir o volume” dos sons externos).
- A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, pela sua sigla em inglês) adverte sobre a necessidade de que um profissional de saúde adapte o nível de amplitude para evitar uma perda maior da audição.
- O dispositivo amplifica o volume dos sons, mas não os torna mais claros.
- Segundo a situação, o usuário pode sentir a necessidade de aumentar o volume e gerar dores de cabeça e um dano maior ao ouvido.
Pessoas com um implante coclear conseguem, em média, uma compreensão das frases de 80% em comparação com os 10% dos usuários de aparelhos auditivos.
*Arndt P,S Arcaroli J, Hines A, Ebinger K, «Within Subject Comparison of Advanced Coding Strategies in the Nucleus 24 Cochlear Implant» Cochlear Corporation,1999.
Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.