Aparelho auditivo ou implante coclear: entenda as diferenças

Se você ou alguém que você conhece está começando a lidar com perda auditiva, é provável que você já tenha ouvido falar de mais de uma solução tecnológica para auxiliar pessoas com deficiência auditiva.

Os ouvidos são responsáveis por transmitir informações sonoras ao cérebro, na infância, essa função é ainda mais vital, pois uma audição saudável é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e a aquisição da linguagem.

Aparelho auditivo e implante coclear

Aparelhos Auditivos: aumentando o volume dos sons

Os aparelhos auditivos são próteses que funcionam como amplificadores de sons, ou seja, servem como pequenas caixas de som que aumentam o volume dos sons e barulhos ao redor. Costumam ser indicados para pessoas com perdas auditivas mais leves, que ainda possuem resíduos auditivos que se beneficiam com o aumento de volume.

Para quem é ideal? Os aparelhos auditivos são ótimos para quem tem perda auditiva leve a severa, ou seja, pessoas que conseguem ouvir sons, mas precisam de ajuda para ouvir melhor, especialmente em ambientes barulhentos.

Principais vantagens:

  • Não é necessário cirurgia para usá-los.
  • É possível testar mais de um modelo para encontrar o ideal para cada tipo de perda auditiva.
  • Eles são pequenos e fáceis de usar.
  • Podem ser ajustados com facilidade se sua audição mudar ao longo do tempo.
  • Ajudam a ouvir melhor em muitas situações do dia a dia, como assistir TV, conversar ou escutar música.

Implante Coclear: conduzindo e reproduzindo sons

Os implantes cocleares são uma tecnologia mais avançada e que funciona de maneira diferente dos aparelhos auditivos. Não funcionam como amplificadores de volume, mas conduzem o som até a parte interna do ouvido, a cóclea (nosso órgão responsável por transformar o som em sinais que o cérebro entende). O implante coclear possui um fio com pequenas partes eletrônicas, chamadas de eletrodos, que estimulam eletricamente a cóclea, criando artificialmente os sinais sonoros enviados para o cérebro interpretar.
Por ser tratar de um implante auditivo, envolve uma cirurgia, onde o conjunto de eletrodos é colocado dentro da cóclea e assim, estimular o nervo auditivo.

Para quem é ideal? Os implantes cocleares são indicados para pessoas que já não se beneficiam com os aparelhos auditivos comuns

Principais vantagens:

  • Permite que o usuário ouça sons que, de outra forma, não seriam percebidos.
  • Melhora a capacidade de entender a fala, especialmente em ambientes mais silenciosos ou em conversas diretas.
  • É uma ótima solução para quem já tentou outras opções, mas ainda tem dificuldade de ouvir.

Combinação de tecnologias: quando aparelho auditivo e implante coclear trabalham juntos

Em alguns casos, o uso combinado de um aparelho auditivo em um ouvido e um implante coclear no outro pode ser a melhor escolha. Isso é conhecido como “audiçãi bimodal” e pode trazer vantagens para pessoas que têm diferentes graus de perda auditiva nos dois ouvidos. Ou seja, se um ouvido responde bem ao aparelho auditivo e o outro precisa de um implante coclear, as duas tecnologias podem trabalhar juntas para criar uma experiência auditiva mais completa.

Por que usar os dois ao mesmo tempo?

  • Melhor percepção dos sons ao seu redor: Quando você está ouvindo pelos dois ouvidos, um com aparelho e outro com implante, o cérebro consegue juntar essas informações para ajudar você a entender de onde os sons estão vindo.
  • Som mais equilibrado: Enquanto o implante ajuda você a captar sons que antes eram impossíveis de ouvir, o aparelho auditivo pode proporcionar mais nitidez e detalhes que o implante, sozinho, talvez não capte.
  • Conversa mais clara: A combinação dos dois aparelhos pode facilitar a compreensão de fala em situações difíceis, como em ambientes barulhentos ou em reuniões com várias pessoas.

Como aparelhos auditivos e os implantes cocleares têm funções diferentes, em algumas situações, combinar as duas tecnologias – usando o aparelho auditivo em um ouvido e o implante coclear no outro – pode ajudar o usuário a ouvir melhor de acordo com a perda auditiva que tem em cada uma das orelhas. Neste caso, buscar tecnologias compatíveis os implantes Cochlear™ e os aparelhos auditivos ReSound® pode trazer uma experiência auditiva ainda mais rica e completa.

Quer saber mais sobre a tecnologia do implante coclear?

Cochlear e ReSound colaboram na Smart Hearing Alliance para desenvolver soluções auditivas avançadas e inovadoras para você.

* Para obter informações sobre compatibilidade e dispositivos, visite cochlear.com/compatibility e resound.com/compatibility

Isenção de responsabilidade

Procure aconselhamento junto do seu profissional de saúde sobre os tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e o seu profissional de saúde irá aconselhá-lo acerca dos fatores que podem afetar o seu resultado. Leia sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Contacte o seu representante local da Cochlear para obter informações sobre os produtos.

D2303680