Para muitas pessoas, as festas de fim de ano estão cheias de risadas, música e conversas que se misturam em um ambiente acolhedor e familiar. Mas, para alguns pacientes com perda auditiva que ainda não contam com uma solução auditiva, esses momentos podem se tornar experiências complexas e emocionalmente desafiadoras. A dificuldade para identificar vozes em meio ao ruído e acompanhar uma conversa pode gerar sensação de isolamento e frustração.
A história de Ana Cleide, brasileira, 24 anos, advogada e voluntária do Programa de Voluntários da Cochlear™ América Latina, ajuda a iluminar essa vivência. Atualmente usuária de um sistema de condução óssea Cochlear™ Baha®, ela relembra com sensibilidade como eram as celebrações antes de receber seu dispositivo.
O Natal visto a partir da perda auditiva
Antes de passar pela cirurgia de seu sistema de condução óssea Cochlear™ Baha®, Ana Cleide vivia a temporada de festas com uma sensação de desconexão. Os ruídos e as conversas simultâneas faziam com que participar de encontros familiares ou com amigos fosse complicado e cansativo.
Não se tratava apenas de não ouvir bem; tratava-se de sentir que algo importante escapava em cada momento compartilhado. Ana buscava maneiras de se manter presente, pedindo às pessoas ao seu redor que repetissem o que diziam, para poder se sentir parte das ocasiões especiais.
“Pedia aos outros que repetissem quando não compreendia exatamente o que estavam dizendo”, recorda com sinceridade, refletindo o quanto era importante para ela se sentir incluída e compreendida nesses encontros.
Nesses momentos, ela também aprendeu a importância de comunicar sua dificuldade auditiva. “Sempre falava sobre isso abertamente para que as pessoas entendessem minhas limitações”, comenta, destacando como a honestidade ajudava a construir pontes de compreensão durante as celebrações.
No entanto, nem sempre as situações eram fáceis. Ana lembra de momentos de frustração quando o barulho impedia que ela participasse como gostaria. Ouvir cada palavra e cada riso não era simples, e, nessas circunstâncias, a paciência dos demais se tornava essencial para que ela pudesse se sentir incluída.
“Lembro de um aniversário em que eu estava em uma mesa com colegas de classe e havia música alta. Praticamente não podia me comunicar porque o som era muito forte e as pessoas não tinham paciência para repetir. Fiquei bastante frustrada”, compartilha, deixando transparecer a vulnerabilidade que muitas pessoas com perda auditiva experimentam em ambientes ruidosos.
Gestos simples que transformam experiências
Antes de contar com seu sistema Cochlear™ Baha®, Ana sentia que perdia momentos importantes. Sua experiência mostra como, para quem tem perda auditiva, as festas podem ser muito mais difíceis do que se imagina.
Seu testemunho também destaca a importância de ser consciente e empático em relação ao que as pessoas com perda auditiva vivem. Pequenos gestos como repetir o que foi dito, falar com clareza ou prestar atenção fazem com que aqueles que têm dificuldades auditivas se sintam incluídos e compreendido.
Deseja informações sobre nossas soluções auditivas? Estamos aqui para ajudar!
Código: D2424150
Busque orientação de seu profissional de saúde sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem variar, e seu profissional de saúde poderá aconselhá-lo sobre os fatores que podem influenciar seu resultado. Sempre leia as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear para obter informações sobre produtos.
As opiniões expressas são as de cada indivíduo. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é candidato à tecnologia da Cochlear.
Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Hear now. Y siempre, Nucleus, Kanso, Advance OffStylet, AutoNRT, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound, Freedom, NRT, SmartSound, o logotipo elíptico e as marcas com símbolo ® ou ™ são marcas comerciais ou registradas da Cochlear Limited (a menos que indicado de outra forma).

