Dicas essenciais para trabalhar remoto e presencial com a perda  auditiva

Durante a pandemia, quando muitos escritórios e empresas fecharam, trabalhar de casa passou a ser comum. Hoje, o trabalho remoto, que permite que as pessoas conciliem o tempo no escritório e o trabalho de casa, está se tornando não apenas normal, mas também algo esperado.

Antes da pandemia, cerca de 1 em cada 10 pessoas no Reino Unido trabalhava de casa pelo menos um dia por semana. Mas em 2022, esse número aumentou para 1 em cada 5.1 Nos EUA, os dados mostram que em 2022, cerca de 42% dos funcionários que podiam trabalhar de maneira remota tinham um horário híbrido e 39% trabalhavam somente de casa, acima dos 8% antes da pandemia.2

E parece que o trabalho remoto veio para ficar. Uma pesquisa realizada pela McKinsey, uma empresa global de consultoria de gestão, descobriu que 85% das pessoas que atualmente trabalham de maneira remota desejam continuar assim. A pesquisa mostra que isso se aplica a todos os setores, regiões e grupos demográficos.3

As reuniões continuam sendo um grande desafio. Uma pesquisa europeia realizada pela Owl Labs, State of Hybrid Work 2022, descobriu que muitos funcionários, não apenas os com perda auditiva, consideram as reuniões on line um desafio.4

As preocupações mais comuns são:

  • Não saber se deve interromper alguém que está falando (79%)
  • Eco/distorção de áudio (78%)
  • Não ouvir todo mundo (77%) 
  • Não ver os rostos das pessoas e perder indicações visuais (76%)
  • Dificuldade em participar ou contribuir com a conversa (74%)
  • Sentir-se desinteressado (72%)5

Como você pode fazer com que a combinação de interações presenciais,  reuniões on-line e telefonemas funcione para você? Pedimos que usuários de  implante coclear que trabalham remoto compartilhassem algumas dicas.

EM CASA OU NO TRABALHO

1) Pedir que as reuniões sejam feitas por chamada de vídeo ao invés de chamada de voz

“Com as chamadas de vídeo podemos captar indicações valiosas através da  leitura labial. Use o modo de exibição do palestrante ao invés do modo galeria  para ampliar a imagem de quem está falando”, diz Gael, coautora de Hear and  Beyond, um livro desenvolvido para ajudar as pessoas a viver bem com a perda  auditiva. 

2) Usar a tecnologia

Se a sua empresa trabalha com algum software de videoconferência que pode  ser usado com um aplicativo de smartphone, use o seu telefone Apple ou  Android™ compatível* para se conectar e transmitir o áudio diretamente para  o processador de som.

“Poder transmitir e ouvir com clareza faz uma grande diferença para mim, já  que a maior parte do meu trabalho consiste em lidar com pessoas”, conta  Tom, um oficial de busca e resgate que usa dois processadores de som Cochlear™ Nucleus®. 

“Eu participei de uma chamada de duas horas e meia no Skype com muitas  pessoas e uma apresentação em PowerPoint. Não consegui ver o  apresentador, só a tela do computador. O organizador da reunião desativou o  áudio no dispositivo dele, e com isso pudemos conectar com o celular para ouvir o áudio. Foi incrível porque o Bluetooth permite que o som vá direto  para os meus processadores, o que dá um efeito estéreo”, disse Tom. 

Se não for possível transmitir diretamente para o smartphone, você pode  transmitir o áudio do seu computador para o processador usando o Mini  Microphone 2+ sem fio da Cochlear.  

“Sou fã do Mini Mic com a solução do cabo auxiliar”, conta Colin, usuário de  implante coclear que também trabalha na Cochlear.  

“A transmissão do áudio faz uma grande diferença na minha compreensão da  fala. Acontece que eu tenho um microfone de mesa para o componente de  áudio, mas isso não é uma necessidade. O microfone de mesa é realmente para que as pessoas na chamada ouçam melhor. Parece um pequeno  microfone de podcast que você coloca na mesa bem na sua frente.” 

Emily, mais uma usuária que também trabalha na Cochlear, conta que outra  opção é usar o Phone Clip. Ele pode ser emparelhado com o computador  através do Bluetooth. Certifique-se de selecionar “Phone Clip” nas  configurações de saída de áudio do seu computador para transmitir para o  processador de som. 

3) Ativar a legenda

Algumas plataformas de conferência e chamadas, como o Google Meet e o  Microsoft Teams, possuem funções de legenda que podem ser úteis durante as  chamadas. Algumas plataformas também salvam as legendas assim que a  chamada terminar, para que você possa revisar o que foi discutido. Verifique  as configurações de acessibilidade da plataforma que você usa para saber  mais.

4) Fazer o acompanhamento das chamadas do trabalho com uma mensagem de texto ou um e-mail

“Para ligações, eu uso o Phone Clip, mas também não deixo de enviar um e mail ou uma mensagem de texto apenas para esclarecimento, para ter certeza  de que não perdi nada ou de que não houve nenhum mal-entendido na  conversa”, diz Lynn, que usa processadores de som Nucleus. Outras ferramentas, como aplicativos de mensagens instantâneas, também  permitem complementar a comunicação falada com um acompanhamento por  escrito. 

5) Usar o smartphone para transmitir áudio e o notebook para vídeo

“Isso é muito importante para mim”, conta Roger, um usuário de implante  coclear que também trabalha na Cochlear. “Com o Teams você pode se conectar  a uma reunião a partir de vários dispositivos, por isso eu uso o smartphone para transmitir áudio e o notebook para vídeo. Acho que muitas pessoas não usam o  smartphone para transmitir porque não conseguem ver a tela no telefone. Mas  usar os dois é uma grande vantagem.” 

NO TRABALHO

1) Falar para seus colegas e clientes sobre a sua perda auditiva

Tom diz que é fundamental falar sobre a perda auditiva no trabalho.

“Você precisa se comunicar. No trabalho, o importante é normalizar isso. Tive  que explicar para os despachantes que, quando eu estiver de plantão e o  telefone tocar, eles precisam me dar um minuto para “escutar”. Eles precisam ser pacientes. 

2) Definir regras básicas

Para muitos, é um desafio ouvir pessoas ao telefone se elas estiverem no viva voz ou falando ao mesmo tempo. Comunique que isso é difícil para você e peça para que elas falem uma de cada vez. 

“Lembre os colegas de chamar sua atenção antes de falar com você”, diz Gael.  “Faça o possível para trocar mensagens sonoras por mensagens visuais. Diga  para seus colegas que você prefere e-mail ou texto em vez de áudios e  explique isso também na mensagem do seu correio de voz.” 

3) Preparar-se com antecedência para reuniões presenciais

Solicite a pauta da reunião com antecedência para ajudá-lo a entender bem o que esperar e saber para quais assuntos se preparar. 

“Ao mesmo tempo em que essa é uma boa prática no trabalho, ela ajuda você  a preparar informações básicas sobre os assuntos a serem discutidos e oferece alguns limites sobre o que pode ser dito durante a reunião”, diz Greg. 

4) Sugerir locais para as reuniões e considerar onde você vai se sentar

O local onde você se senta faz uma grande diferença. “Escolha um lugar para  se sentar de onde você tenha uma visão clara das pessoas com quem irá  conversar mais”, aconselha Greg. Peça que as reuniões aconteçam em salas  menores, com tetos mais baixos e alguns móveis macios, se possível. 

“Ative o recurso ForwardFocus* no aplicativo Nucleus Smart para reduzir o  ruído vindo de trás de você. Caso contrário, sente-se à mesa de costas para a  parede”, diz Greg. 

O mais recente processador de som Cochlear™ Nucleus® 8 conta com uma  função ForwardFocus aprimorada. Quando você quiser se concentrar em uma  conversa cara a cara, ele reduz o ruído de fundo que distrai com mais força em  comparação com o processador de som Nucleus 7 com ForwardFocus ativado.5  

5) Pedir que os outros usem um microfone nas reuniões

“Pergunte ao organizador sobre a possibilidade de usar um microfone na  reunião. Isso beneficia a todos e minimiza interrupções e conversas cruzadas  caso as pessoas precisem do microfone para falar”, diz Gael. 

Código: D2208657

© Cochlear Limited 2025

* Para informações sobre compatibilidade e dispositivos, visite www.cochlear.com/compatibility

Referências 

  1. UK Parliament. Research Briefing: The impact of remote and hybrid working on workers and  organisations. Outubro de 2022. [Citado em 11 de maio de 2023]. Disponível em:  https://post.parliament.uk/research-briefings/post-pb-0049/
  2. Gallup. The future of hybrid work: 5 key questions answered with data. Março de 2022. [Citado  em 11 de março de 2023]. Disponível em: https://www.gallup.com/workplace/390632/future hybrid-work-key-questions-answered-data.aspx
  3. McKinsey. Hybrid work: Making it fit with your diversity, equity, and inclusion strategy. Abril de 2022.  
  4. Owl Labs. State of hybrid work 2022: Europe. [Citado em 11 de maio de 2023]. Disponível em:  https://owllabs.eu/state-of-hybrid-work-emea/2022
  5. Cochlear Limited. D1964109 Clinical Investigation Report CLTD5804 – fevereiro de 2022. 

A referência ao livro Hear and Beyond não é um endosso, uma recomendação ou um patrocínio  implícito ou expresso da Cochlear Limited. Os pontos de vista e opiniões da autora não  necessariamente expressam ou refletem os da Cochlear Limited. 

Procure orientação do seu médico sobre tratamentos para perda auditiva. Os resultados podem  variar e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado.  Siga sempre as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para obter informações sobre o produto. 

As opiniões expressas são individuais. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você pode utilizar  a tecnologia Cochlear. 

A variedade de Smart Apps e Support Apps da Cochlear está disponível na App Store e/ou Google  Play. Para informações sobre os processadores de som, sistemas operacionais e dispositivos  compatíveis com a variedade de Smart Apps e Support Apps da Cochlear, visite  www.cochlear.com/compatibility.  

ACE, Advance Off-Stylet, AOS, Ardium, AutoNRT, Autosensitivity, Baha, Baha SoftWear, BCDrive,  Beam, Bring Back the Beat, Button, Carina, Cochlear, 科利耳, コクレア, 코클리어, Cochlear 

SoftWear, Contour, コントゥア, Contour Advance, Custom Sound, DermaLock, Freedom, Hear now.  And Always, Hugfit, Human Design, Hybrid, Invisible Hearing, Kanso, LowPro, MET, MP3000,  myCochlear, mySmartSound, NRT, Nucleus, Osia, Outcome Focused Fitting, Off-Stylet, Piezo Power,  Profile, Slimline, SmartSound, Softip, SoundArc, SoundBand, True Wireless, o logotipo do elíptico,  Vistafix, Whisper, WindShield e Xidium são marcas comerciais ou marcas registradas do grupo de  empresas Cochlear. 

Android, Google Play e o logotipo do Google Play são marcas comerciais da Google LLC. Apple e iPhone são marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos Estados Unidos e em outros  países. App Store é uma marca de serviço da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros  países.