Quando Rod Saunders perdeu a audição em 1977 depois de um acidente de carro, era impossível prever qual seria a sua contribuição para a história do implante coclear multicanal.
Perder a audição aos 45 anos impactou muito a vida de Rod e de toda a família. Na época, um especialista descreveu o zumbido que ele escutava como algo tão grave que parecia um motor a jato decolando, lembra sua filha Christine.
“Não sei o que teríamos feito se a condição do meu pai tivesse piorado… Era ele quem sustentava todos na casa. Era ele quem levava a gente ao tênis, ao netball e aos musicais dos quais participávamos. Ele era muito presente em nossa vida”, acrescenta ela.
Em 1978, Rod se tornou a primeira pessoa do mundo a usar um implante coclear, uma invenção desenvolvida pelo professor Graeme Clark.
“O professor Clark e o implante coclear salvaram o meu pai e indiretamente a nossa família.”
Christine participou recentemente na Universidade de Melbourne, na Austrália, do lançamento do livro (em inglês) do professor Graeme Clark: Quero consertar orelhas – Por dentro da história do implante coclear. O livro foi publicado em 2021, mas o lançamento teve que ser adiado por conta da pandemia.
A obra conta a jornada do professor Clark, de ser chamado de ridículo e palhaço por colegas médicos que acreditavam que sua visão de ajudar Rod a ouvir novamente parecia inatingível. Hoje, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo podem se comunicar graças à tecnologia inovadora que ele desenvolveu.
“Toda vez que vejo [o professor Clark], sinto uma grande emoção, gratidão e amor por esse homem, que é tão altruísta e dedicado a ajudar as pessoas. Ele se coloca em segundo plano e tem essa motivação”, disse Christine.
“As pessoas podem fazer piada sobre essa motivação e sobre como ele é focado e não se deixa influenciar. Mas foi essa dedicação que fez com que ele ajudasse centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. E a minha pequena família deve muito a ele. Assim como muitas outras pessoas no mundo.”
Como explicado no livro, o encontro do professor Clark com Rod foi providencial. “Em 1977, eu não tinha pacientes. Nenhum médico me indicaria alguém, já que ninguém acreditava que o que eu estava fazendo fosse aceitável. Mas sem que eu soubesse, Rod Saunders sofreu um grave acidente de carro em 15 de janeiro de 1977. Ele ficou inconsciente e totalmente surdo.”
O professor Clark precisava de um paciente para testar sua invenção e você já pode imaginar o que veio depois disso.
Ele ainda continua com a mesma motivação e dedicação às pessoas com perda auditiva. “Quando penso no implante e no que ele faz… Ele permitiu que adultos se comunicassem uns com os outros, tirando-os da solidão, do isolamento e da depressão. Ele também ajudou muito as crianças. Elas podem se comunicar com seus colegas. Elas podem… desenvolver seu verdadeiro potencial. É incrível.”
Mas todo esse reconhecimento não fez com que o professor Clark parasse por aí. Ele escreveu o livro para apoiar ainda mais as pesquisas e iniciativas em andamento, de forma a ajudar mais pessoas a acessar a tecnologia de implante coclear, principalmente crianças em países onde isso ainda é um desafio.
Um quarto da receita do livro irá para o Graeme Clark Research Institute e outros 25% ajudarão a financiar a fundação de caridade do professor Clark, a Graeme Clark Foundation, que apoia iniciativas de doação direta e pesquisas que ajudam pessoas com distúrbios sensoriais a alcançar o seu verdadeiro potencial.
Peça a sua cópia do livro (em inglês) do professor Graeme Milbourne Clark: I Want to Fix Ears - Inside the Coclear Implant Story (preço 49,95 AUD).
© Cochlear Limited 2023
Procure a orientação de seu profissional de saúde sobre tratamentos para a perda auditiva. Os resultados podem variar e seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seus resultados. Sempre leia as instruções de uso. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Entre em contato com o representante local da Cochlear para informações sobre produtos.
As opiniões expressas são as do indivíduo. Consulte seu profissional de saúde para determinar se você é um candidato à tecnologia Cochlear.