O que é e por que é importante a audição binaural?

audição binaural
setembro 19, 2019

Compreenda a importância da audição binaural e os benefícios de uma implantação bilateral.

Como caminhamos? Com dois pés. Como vemos? Com dois olhos. Como ouvimos? Com dois ouvidos. A audição binaural é a audição natural. Ainda que as funções mencionadas possam ser realizadas com somente algum dos órgãos, bem sabemos que a ação mais completa e natural, implicam as duas partes.

O que é a audição binaural?

A audição binaural é a que se consegue quando ouvimos pelos dois ouvidos. Os dois ouvidos do ser humano funcionam de maneira coordenada para transmitir a informação ao cérebro. Este é o que decodifica os estímulos enviados e os interpreta como som. Por isso a expressão “o cérebro é o que ouve”.

Assim funciona a audição binaural

Assim funciona a audição binaural

Por que é importante a audição binaural?

A audição binaural é essencial para detectar de onde provêm os sons, saber a localização da fonte sonora e reagir aos sinais sonoros.
O cérebro está desenhado para receber, analisar e processar os sinais provenientes das duas vias auditivas que, integradas em um nível central, permitem extrair e aproveitar a informação do entorno.

Adaptação binaural

“Quando uma pessoa tem danos auditivos o que se busca é a binauralidade, para que tenha a capacidade de perceber o som por ambos os ouvidos e ter uma audição”, explica Octavio del Moral, médico audiologista da Cochlear.

A hipoacusia pode ser em um dos ouvidos (unilateral) ou nos dois ouvidos (bilateral). Neste sentido se fala em bilateralidade ou uma solução bilateral.

Por exemplo, você pode ter um implante coclear ou implante de condução óssea em um dos ouvidos e amplificar o som com um aparelho auditivo no outro ouvido. O objetivo é estimular os dois ouvidos com as ajudas auditivas que permitam gerar uma binauralidade.

A adaptação binaural ajuda o cérebro a interpretar os estímulos que provêm de ambos os ouvidos.

Implantação coclear bilateral

Para escutar os sons cotidianos através de vários canais de áudio independente e na melhor definição, se requer ouvir por ambos os ouvidos. Para os candidatos a um implante coclear e para os pacientes implantados, a implantação bilateral (um implante coclear em cada um dos ouvidos), poderia ser a solução indicada para conseguir uma experiência auditiva completa.

Um implante coclear se indica, entre outros, para um paciente com hipoacusia bilateral severa ou profunda quando o uso dos aparelhos auditivos é insuficiente.

Diferenças

Audição unilateral

Audição bilateral

Quando se escuta o som por um só ouvido, o cérebro tem trabalho para processar a distância e a direção do mesmo. Assim, se dificulta localizar a fonte de muitos sons ou centrar-se em uma só voz em meio a uma multidão.

A capacidade de ouvir sons por ambos os ouvidos produz a sensação de uma audição dimensional. Isto permite selecionar a fala suave ou distante, separar uma voz concreta do barulho de fundo e determinar de qual direção o som procede.

Benefícios da implantação bilateral

  1. Maior conexão e compreensão em ambientes barulhentos. Ouvir com ambos os ouvidos pode melhorar a compreensão da fala em situações barulhentas como o trabalho, a aula ou um restaurante lotado. Os pacientes implantados bilaterais comentam que o volume e o tom soam melhor com dois implantes do que com um apenas.
  2. Mais segurança. Permite perceber com maior precisão de onde procedem os sons. Isto nos faz sentir mais confiantes e seguros em ações cotidianas como atravessar a rua, escutar um alerta ou um anúncio.
  3. Maior equilíbrio e relaxamento. Os implantes bilaterais podem proporcionar uma percepção do som mais equilibrada, o que facilita ouvir os sons do ambiente, incluída a música, sem o esforço constante que causa a hipoacusia.
    Os usuários com adaptação bilateral manifestam que escutar e participar em conversações fica mais agradável.
  4. Tranquilidade. Se o seu filho ou um ente querido pode ter uma melhor compreensão dos sons, lhe dará mais tranquilidade.
  5. Maior desfrute da tecnologia. A estimulação do segundo ouvido ajuda a construir no cérebro as redes neurais críticas necessárias para poder ouvir. Se o ouvido não é estimulado com uma prótese auditiva nem com um implante coclear, as redes críticas não podem se desenvolver, o que pode influenciar na capacidade do paciente para obter futuras tecnologias.

Atualmente existem uma grande variedade de acessórios sem fio que permitem falar por celular, escutar música ou assistir televisão.

Em definitivo, uma solução bilateral, caso seja a indicada para o seu caso, te permitirá viver uma vida conectada aos sons e com maior conforto.

Você quer saber tudo sobre implantes cocleares, a cirurgia e a reabilitação? Clique no seguinte botão e terá um amplo panorama sobre esta solução auditiva.

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.