Aparelhos auditivos versus implantes cocleares para o tratamento da perda de audição

história-leidy-hoyos
janeiro 20, 2020

Conheça a história de uma jovem com perda auditiva neurossensorial que trocou os aparelhos auditivos por implantes cocleares e confira os benefícios obtidos com essa mudança.

A pequena Leidy Hoyos descobriu a perda auditiva quando tinha 8 anos de idade. Ela nasceu com audição normal, mas o uso de uma medicação resultou em perda auditiva neurossensorial bilateral. 

Como primeira opção de tratamento foi indicado o uso de aparelhos auditivos, que não foram suficientes para compensar sua perda auditiva progressiva.

Aos 31 anos, várias de suas atividades diárias foram afetadas, a ponto de não conseguir conversar com uma pessoa sem olhar para seu rosto. 

Quando isso acontece, os implantes cocleares são uma alternativa de tratamento. Essa foi a opção para Leidy quando o seu contato com os sons desapareceu completamente. Em 2017, ela fez uma cirurgia de implante auditivo CochlearTM. 

Ela conseguiu recuperar a audição e falar melhor? Como é conviver com a perda auditiva utilizando aparelhos auditivos versus implantes cocleares? Descubra no depoimento. 

  • A perda auditiva neurossensorial descreve dois problemas diferentes: perda sensorial que afeta o ouvido interno e perda neural que afeta o nervo auditivo.
  • Se a perda auditiva neurossensorial for unilateral (em um ouvido), pode haver problemas de identificação de onde vêm os sons ou problemas para ouvir com a presença de ruído de fundo.
  • Se a perda auditiva neurossensorial for bilateral, significa que a perda de audição acomete ambos os ouvidos, o que implica dificuldade de entender palavras, mesmo em tons altos.

O ouvido interno e o nervo auditivo estão conectados e precisam trabalhar juntos. O que torna essencial a detecção e o tratamento precoce: Os componentes neurais “do fim” do sistema auditivo precisam da entrada dos componentes sensoriais “desde o começo” para crescerem e permanecerem saudáveis. 

Se esse for o caso de seu filho ou de um ente querido, leia: O que é uma cirurgia de implante coclear?

Tenha em conta
A informação neste guia é somente para fins educativos e não tem a intenção de diagnosticar, prescrever tratamento ou substituir o conselho do médico. Consulte o seu médico ou profissional da saúde sobre os tratamentos para a perda da audição. Eles poderão assessorar sobre uma solução adequada para a sua condição de perda auditiva. Todos os produtos devem ser usados somente segundo as indicações do seu médico ou profissional da saúde. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países. Por favor, entre em contato com seu representante local da Cochlear™.